Nido Living adquire portfólio ibérico de residências de estudantes da Brookfield

Nido Living adquire portfólio Livensa Living à Brookfield.
Nido Príncipe Pío. Fotografia cedida pela Lift.

Com um investimento de 1,2 mil milhões de euros, a Nido Living acaba de adquirir o portfólio ibérico de residências universitárias Livensa Living, detido pela Brookfield Asset Management. A operação, uma das maiores de sempre no segmento, acelera a estratégia da Nido de atingir 25 mil camas na Europa continental até 2031.

No início deste ano, a Nido traçou um plano de expansão com o compromisso de continuar a crescer na Península Ibérica e com o objetivo de entrar noutros mercados europeus estratégicos de alojamento construído de raiz para estudantes (PBSA – Purpose Built Student Accommodation). Esta aquisição vem reforçar substancialmente a presença ibérica da Nido (cerca de 3.000 camas em dez ativos em Madrid, Sevilha, Valência, Lisboa e Porto), elevando o seu portfólio europeu para mais de 13.000 camas após a conclusão do negócio, prevista para o quarto trimestre de 2025.

Carlo Matta, CEO da Nido Living, afirmou que “esta aquisição representa um passo decisivo para a Nido, refletindo o forte apoio do nosso acionista CPP Investments, bem como pelo nosso financiador da dívida, e demonstra a clareza da nossa ambição de nos tornarmos o preferido e maior fornecedor de alojamento para estudantes na Europa continental. Estamos entusiasmados por integrar o portefólio Livensa e acolher a sua talentosa equipa na nossa organização, à medida que continuamos a adquirir, desenvolver e operar nos principais mercados europeus através da nossa plataforma única e totalmente integrada".

Adquirida originalmente em 2019 por um dos fundos privados de investimento imobiliário da Brookfield Asset Management, a Livensa expandiu-se rapidamente, atingindo cerca de 9.000 camas em 20 propriedades operacionais e duas em desenvolvimento em cidades universitárias-chave de Espanha e Portugal.

Ryan Lee, CFO da Nido Living, acrescentou que "a obtenção de cerca de 700 milhões de euros em financiamento de dívida para apoiar esta transação demonstra a robustez da nossa plataforma integrada e a profunda confiança institucional na nossa estratégia a longo prazo".

Já Taco van Heusden, Chief Investment & Development Officer (CIDO) da Nido Living, declarou que "acreditamos profundamente nos fundamentos do mercado europeu de PBSA e na força do modelo totalmente integrado da Nido. A Livensa é uma aquisição altamente estratégica — proporciona escala imediata e acesso a cidades universitárias dinâmicas. Estamos motivados para utilizar a nossa plataforma única para gerar valor a longo prazo, proporcionando experiências de alojamento excecionais aos nossos residentes".