O Grupo espanhol NH Hoteles anunciou a compra de uma carteira de cinco hotéis em Portugal ao seu maior acionista, a tailandesa Minor, por 133,2 milhões de euros, indicou o grupo hoteleiro em comunicado à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV).
De acordo com a nota, o montante da transação, estabelecido com base num valor patrimonial de 123,3 milhões de euros e complementado por uma posição financeira líquida positiva de 9,9 milhões de euros, totaliza 133,2 milhões de euros para a aquisição de 100% das ações da MCHL. A empresa vai cumprir o pagamento através da tesouraria disponível, sem recurso a financiamento externo.
Hotéis totalizam 923 quartos
A operação envolve três hotéis sob a posse da Minor Continental Holding, única acionista da Minor Hotels Portugal. A NH adquire assim 923 quartos em Portugal, distribuídos por três hotéis próprios que somam 633 quartos. Além disso, há um hotel em regime de arrendamento com 94 quartos e outro com direitos de superfície até 2057, com 196 quartos.
Os hotéis adquiridos são o Anantara Vilamoura Algarve Resort (260 quartos), Tivoli Lagos Algarve Resort (296 quartos), o NH Sintra (77 quartos), o NH Marina Portimão (196 quartos) e o Tivoli The Residences at Victoria (45 quartos).
A transação cumpre as disposições do contrato assinado entre a empresa e a Minor a 7 de fevereiro de 2019, no que diz respeito às áreas geográficas preferenciais de cada uma das partes.
Com a operação, o grupo espanhol assegura este portfólio de hotéis, prevendo-se uma contribuição adicional significativa. Antecipa-se que este desenvolvimento resulte num acréscimo de aproximadamente 11 milhões de euros no EBITDA do NH Hoteles até 2024. De acordo com o Negócios, a PLMJ assessorou a Minor na operação.