Montepio vende carteira de NPL de 253 milhões

Montepio vende carteira de NPL de 253 milhões

O banco Montepio anunciou a 31 de dezembro a venda de uma carteira de malparado (Non-Performing Loans) no valor de 253 milhões de euros, incluindo 10.318 contratos registados em balanço e fora de balanço.

O negócio foi feito «após um processo de venda competitivo», através da celebração de «uma escritura pública de venda de uma carteira de créditos não produtivos (non-performing loans), sob a forma de venda direta às entidades LX Investments Partners III, BTL Ireland Acquisitions II Designated Activity Company e BTLP Acquisitions I Unipessoal, Lda, sociedades validamente constituídas e regidas pela lei portuguesa e com sede em Portugal», pode ler-se na nota enviada pelo banco à CMVM.

Segundo o Montepio, «após o desreconhecimento total dos créditos, o impacto estimado desta venda nos resultados do Banco Montepio será imaterial, representando, no entanto, uma importante redução das exposições não produtivas, contribuindo para uma diminuição de 1 ponto percentual no rácio de NPE».

Para já, a transação «contribuiu para um aumento de 3 p.b. no rácio de Capital Total do Banco Montepio, consolidando a estratégia encetada pelo Conselho de Administração de contínua redução de ativos não produtivos e de reforço dos rácios de capital», pode ainda ler-se.