Misericórdia da Lousã vende antigo hospital a fundação

Santa Casa da Misericórdia da Lousã vai vender o antigo Hospital de São João à Fundação ADFP por 1,75 milhões.
Imagem ilustrativa.

A Santa Casa da Misericórdia da Lousã vai vender o antigo Hospital de São João à Fundação ADFP por 1,75 milhões, segundo informações avançadas esta terça-feira por fontes da instituição à agência Lusa, citadas pelo Eco.

Em assembleia geral, os membros da Misericórdia da Lousã decidiram, por maioria, alienar o imóvel à instituição de Miranda do Corvo. «Entre 400 e 500 mil euros são para gastos imediatos, designadamente dívidas e outros compromissos. A restante verba fica cativa e depois veremos o destino a dar-lhe», referiu à Lusa um membro da mesa administrativa da SCML.

No momento da assinatura do contrato de promessa de compra e venda, a Fundação ADFP vai pagar à SCML um milhão e 350 mil euros, mais 150 mil euros no ato na celebração da escritura, que deverá ser realizada dentro de um ano. O comprador começará em 2025 a entregar os restantes 250 mil euros, em prestações anuais de 25 mil euros e sem juros, a saldar até 2035.

A primeira verba a receber da ADFP destina-se a pagar dívidas aos trabalhadores e aos fornecedores da Misericórdia, cujas contas do exercício de 2022 registaram um saldo negativo de 167 mil euros.

No edifício do antigo hospital, a ADFP prevê instalar uma unidade de cuidados continuados, entre outras valências na área da saúde. Recorde-se que o interior do hospital foi desmantelado há alguns anos por uma empresa arrendatária que nunca chegou a concluir as obras.