Merlin Properties constrói um dos seus novos data centers em Lisboa

Merlin Properties constrói um dos seus novos data centers em Lisboa

A Merlin Properties e a Edged Energy, subsidiária da Endeavour, preparam-se para construir uma rede de data centers ultra eficiente e neutra em emissões de carbono na Península Ibérica, nomeadamente em Madrid, Bilbao, Barcelona e Lisboa, em terrenos propriedade da SOCIMI. A ideia é diversificar o portfólio, e “acenar” a empresas de utilização massiva de dados, como a Netflix.

A primeira fase destes investimentos inclui a construção de uma capacidade de 80 MW, mas o projeto é de longo prazo, e será desenvolvido à medida da procura nos próximos anos. Segundo a Merlin, os data centers serão construídos e integrados em redes de energia renovável locais, e não consumirão água, apesar das suas necessidades de arrefecimento.

Paralelamente, as empresas deverão instalar mais de 100 MW em estações de carregamento de veículos elétricos junto destes data centers para usufruto dos clientes logísticos que convertam a sua frota.

David Brush, Co-Founder da Meriln Properties e Special Advisor do programa de data centers da empresa, afirma à Reuters que «não é possível servir os mercados de 5G de Espanha a partir das zonas disponíveis na Holanda ou nos Estados Unidos. A Docusing, o Dropbox, a Salesforce ou a Netflix – Todos esses clientes impulsionam a procura por data centers, e a pandemia acelera essa necessidade». Por outro lado, note que «a localização estratégica da Península Ibérica permite-lhe posicionar-se enquanto a principal porta de entrada para ligar as economias digitais da Europa, América do Norte, América do Sul, África e Médio Oriente».