Negócios

Merlin compra antiga sede do Novo Banco na Avenida da Liberdade

Felipe Ribeiro |
Merlin compra antiga sede do Novo Banco na Avenida da Liberdade

O Novo Banco vendeu o seu antigo edifício sede, localizado na Avenida da Liberdade, em Lisboa, à espanhola Merlin Properties. A operação foi assessorada pela JLL e Cushman & Wakefield. O ativo, agora adquirido em definitivo pela espanhola Merlin Properties pelo valor de 112,2 milhões de euros, soma cerca de 15.500 metros quadrados acima do solo.

Mais de 120 investidores executaram acordos de confidencialidade e mais de 30 propostas não vinculativas para aquisição do edifício foram submetidas. A soma do valor das propostas apresentadas ultrapassou os 3.000 milhões de euros, mais de 80% dos quais com origem em capital estrangeiro.

Para David Lopes, Head of Capital Markets na Cushman & Wakefield, «este é o tipo de transação que ficará na história do imobiliário português. Edifício singular, adesão record, pluralidade de usos possíveis, interesse de investidores de todas as origens, capital disponível para investir num único imóvel tanto quanto se tem investido num ano inteiro de transações de investimento comercial em Portugal: em suma, estamos muito orgulhosos do nosso envolvimento nesta operação e de continuar a contribuir para a renovação urbana do coração da cidade de Lisboa».

Já Gonçalo Santos, Head of Capital Markets na JLL, afirma que: «esta operação vem confirmar o dinamismo do mercado, com um ativo de um enorme potencial, no coração da cidade de Lisboa e que mobilizou centenas de investidores interessados. As características únicas deste edifício deram origem a variadíssimas propostas com vista a diferentes tipos de utilização, finalizando a operação, com a aquisição por parte da Merlin Properties. O processo, agora concluído, contribuirá para as perspetivas bastante positivas de volume de investimento para este ano».

De recordar que, a nova sede do Novo Banco no Tagus Park, está atualmente em fase de construção.