Matosinhos vai investir €80M na reabilitação do parque público

Matosinhos vai investir €80M na reabilitação do parque público

O investimento está previsto no âmbito do programa 1º Direito, parte da Estratégia Local de Habitação, no âmbito da Nova Geração de Políticas da Habitação. Esta estratégia foi aprovada por unanimidade a 9 de outubro em reunião camarária privada, e será submetida à Assembleia Municipal de Matosinhos, para depois ser apresentada em novembro ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito, gerido pelo IHRU.

Citando uma nota da câmara, a Lusa refere que esta iniciativa se dirige «especificamente a pessoas e famílias que vivem em condições indignas e que não têm capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada».

«Os próprios proprietários de residências que não têm condições de salubridade podem candidatar-se a financiamento», explicou a autarca, Luísa Salgueiro, que estima que o programa pode vir a impactar cerca de 6.300 pessoas no concelho. «É uma aposta grande na reabilitação do edificado não só construindo nova habitação, [municipal], mas também readaptando e reabilitando edifícios já construídos, abarcando também casos particulares. Depois de aprovarmos a candidatura, um dos grandes desafios será fazer chegar esta informação para que os particulares apresentem candidaturas».

Luísa Salgueiro garante ainda à Lusa que «não se esgotam aqui as novas políticas para habitação. Também pretendemos responder aos casais de classe média que pelos seus próprios rendimentos não acedem a casas ou a jovens que se querem emancipar através de outros eixos e de outras candidaturas», cita o Eco.