Macquarie compra participação na Luz Saúde à Fidelidade por 310 milhões

imagem ilustrativa
Hospital da Luz, Lisboa. GualdimG, CC

O fundo Macquarie European Infrastructure Fund 7, gerido pela Macquarie Asset Management, anunciou ter chegado a acordo para a compra de 40% do grupo Luz Saúde, por cerca de 310 milhões de euros.

Esta participação é adquirida à Fidelidade, que vai continuar a controlar os restantes 60% do capital da empresa. A transação deverá ser fechada até ao final deste ano.

Em comunicado, a Macquarie refere que este investimento “tem como objetivo apoiar o crescimento do grupo no país, atrair profissionais de topo e providenciar cuidados médicos de topo”. A Macquarie AM também vai investir na área tecnológica e digital do grupo, “para melhorar os resultados de atendimento e tratamento” dos utentes.

Juan Caño, diretor Iberia na Macquarie Asset Management, afirma que “a Luz Saúde é um operador líder em instalações de cuidados de saúde agudos, prestando tratamento excecional à população portuguesa através da sua talentosa equipa de profissionais médicos e tecnologia de ponta. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Fidelidade, trabalhando em conjunto para melhorar ainda mais os serviços da Luz Saúde, em benefício das comunidades que servem”.

Nesta transação, a equipa da Clifford Chance acompanhou a Macquarie, liderada por Javier Amantegui (Partner, Private Equity / M&A), e Javier Olabarri (Counsel), Patricia Puertas (Senior Associate) e Sofía Albiñana (Associate). A sociedade colaborou em Portugal com a Morais Leitão, com uma equipa liderada pelos sócios Diana Ribeiro Duarte e Ricardo Andrade Amaro.

A Luz Saúde tem atualmente 14 hospitais privados, 15 clínicas e uma residência sénior, fornecendo serviços de mais de 65 especialidades médicas, com uma equipa superior a 5.300 médicos um pouco por todo o país.

A Macquarie AM é um dos maiores asset managers de infraesturutras do mundo, e foca-se no investimento de longo prazo, principalmente nos setores social e de saúde. Na Europa, são exemplos deste investimento o Beacon Hospital, um hospital privado em Dublin, ou a Viamed Salud, outro grupo hospitalar em Espanha.