Negócios

M7 vende edifício Forte 9 à Lusoproa

Ana Tavares |
M7 vende edifício Forte 9 à Lusoproa
O edifício Forte 9 vai ser reconvertido e modernizado pelo novo proprietário.

A investidora e asset manager M7 Real Estate vendeu o edifício de escritórios Forte 9, na Avenida do Forte, em Carnaxide, à promotora imobiliária Lusoproa.

O edifício Forte 9 era anteriormente conhecido enquanto antigas instalações da Cervejaria Lusitânia. Tem um total de 3.500 metros quadrados de área bruta de construção, distribuídos por 3 pisos, aos quais se somam 116 lugares de estacionamento em cave. Tem também licenciamento aprovado, e será agora totalmente renovado pela Lusoproa.

Para Leonardo Peres, Managing Director da M7 Real Estate Portugal, «apesar do contexto de alguma incerteza nos mercados, vimos uma oportunidade de cristalizar valor para os nossos investidores, aproveitando a resiliência contínua do mercado de investimento português, bem como os fortes fundamentos subjacentes na área de Carnaxide».

A venda deste ativo à Lusoproa «está em linha com o nosso plano de negócios e acompanha a conclusão da nossa estratégia de gestão de ativos. Isto permitiu-nos incrementar a área arrendável, definir um produto e garantir uma licença para renovar o edifício, aumentando assim a liquidez do ativo».

Leonardo Peres está certo de que «Portugal continua a ser um mercado-chave para a M7 e temos ambições de continuar a mobilizar capital em nome dos nossos investidores, caso surjam as oportunidades adequadas».

Especializada no mercado residencial, a Lusoproa estreia-se assim na aquisição de ativos de escritórios. Miguel Batista, da Lusoproa, identifica «um ativo muito bem localizado, com características que permitem o desenvolvimento de um projeto muito interessante, que passará pela total reconversão do existente num edifício totalmente adaptado às atuais necessidades e exigências do mercado». Segundo o responsável, «este é um investimento importante para a Lusoproa, na medida em que até ao momento a nossa estratégia de investimento tem passado maioritariamente pelo desenvolvimento de ativos residenciais».

Neste negócio, a CBRE atuou em representação do proprietário, e foi responsável por gerir e concluir o processo de venda. José Hermozilha, Head of Investment Properties da CBRE Portugal, destaca que «trata-se de um edifício icónico na zona de Carnaxide, com grande visibilidade desde a Avenida do Forte, e com potencial de reposicionamento por parte do novo proprietário. Devido às suas caraterísticas e flexibilidade, acreditamos muito no sucesso de um projeto de uso alternativo».