A gestora de fundos francesa Lifento está a implementar uma estratégia de transformação e reposicionamento de clínicas, residências seniores e hospitais, com o objetivo de maximizar os retornos financeiros e, simultaneamente, responder ao crescente envelhecimento da população europeia.
Prevê-se que, até 2048, a percentagem de pessoas com mais de 80 anos na União Europeia suba dos atuais 6,5% para 12,8%, pressionando os sistemas de saúde e destacando a importância de adaptar as infraestruturas de cuidados sénior.
A estratégia Value Add da Lifento baseia-se numa transformação gradual dos ativos, permitindo a modernização de instalações sem interromper os serviços essenciais. Esta abordagem é feita em estreita colaboração com operadores locais, o que assegura a atualização das infraestruturas, mantendo a continuidade dos cuidados prestados.
Com este modelo, a Lifento consegue não só melhorar a qualidade dos cuidados, como também aumentar o valor dos ativos imobiliários, com uma taxa interna de retorno (TIR) de 15% líquidos, em períodos de investimento entre 4 e 6 anos.
Portugal carece de infraestruturas adequadas
A estratégia da Lifento abrange toda a Europa, com intervenções específicas para diferentes regiões. Nos países do Norte, como França e Alemanha, a principal necessidade está na renovação e introdução de novas tecnologias em clínicas e lares de idosos. Já nos países do Sul, como Portugal, Espanha e Itália, a carência de infraestruturas adequadas é o maior desafio.
Entre os projetos já realizados, destaca-se a expansão de um hospital em Lisboa e o reposicionamento de dois ativos na Alemanha, em parceria com operadores locais. Mais recentemente, a Lifento financiou a construção de dois lares de idosos em regiões italianas, que enfrentavam um défice significativo de infraestruturas de saúde sénior.
Para além do desempenho financeiro, a Lifento foca-se no impacto social. Ao modernizar as infraestruturas de saúde, a empresa contribui para a melhoria da qualidade de vida da população idosa europeia, proporcionando soluções sustentáveis para as necessidades de saúde pública.
Segundo Frédéric Delleaux, founding partner of Lifento, «a estratégia Value Add da Lifento combina uma performance de dois dígitos com um impacto social positivo num horizonte de cinco anos. Temos orgulho em estar a transformar as infraestruturas de saúde na Europa, ao mesmo tempo que oferecemos retornos atrativos aos nossos investidores».