No primeiro trimestre deste ano, as transações de investimento direto de Portugal no exterior totalizaram 1,8 mil milhões de euros. De sublinhar que mais de metade deste valor foi investido no setor imobiliário, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal.
«No primeiro trimestre de 2024, as transações de IDE totalizaram mil milhões de euros, dos quais 0,6 mil milhões estavam associados a investimento imobiliário. Foram os países europeus que mais investiram em Portugal neste período», lê-se na nota.
No primeiro trimestre de 2024, o stock de investimento direto estrangeiro em Portugal (IDE) era de 179,3 mil milhões de euros, e o de investimento direto de Portugal no exterior (IPE) era de 65,4 mil milhões de euros. Estes montantes representavam, respetivamente, 67% e 24% do PIB português.
Apesar do imobiliário ter captado mais de metade do valor das transações de investimento direto estrangeiro entre janeiro e março, em termos de stock, a maior parte do investimento direto estrangeiro em Portugal concentrava-se nos agregados setoriais das “Outras atividades” e das “Indústrias, eletricidade, gás e água”.