Investidores internacionais vão continuar a marcar o panorama em 2019

Investidores internacionais vão continuar a marcar o panorama em 2019

 

Alexandra Gomes, Senior Analyst do departamento de Research da Savills Portugal, explica que «com os segmentos de escritórios localizados em zonas centrais a encabeçarem a lista de preferências dos investidores, a própria escassez dos mesmos, deu início a novas abordagens e estratégias de escolha de ativos que agora são vistos cada vez mais como targets apetecíveis para um leque considerável de investidores internacionais».

A responsável especifica que «a procura de terrenos para o desenvolvimento de residências de estudantes reflete esta mudança, em que os ditos ativos tradicionais vão começar a competir com novos formatos, que nasceram de uma necessária adaptação às novas realidades de organização de trabalho, de viver a cidade e de continuar a atrair investimento para as cidades». E acredita que «Lisboa e Porto refletem cada vez mais esta adaptação e em 2019, as atenções manter-se-ão nestes dois mercados».

 

Escritórios vão continuar a ser escolha de eleição

A Savills prevê neste relatório que os escritórios se mantenham como “escolha de eleição” para os principais investidores imobiliários em toda a Europa, especialmente na Alemanha e nas cidades do sul.

Eri Mitsostergiou, Diretora do Departamento de Research Europeu da Savills, diz que «as yields médias prime do mercado de escritórios estão em baixa recorde na Europa (3,65% no 3T 2018), no entanto este produto continuará a ser uma das melhores opções em 2019, especialmente para estratégias adversas ao risco. Da mesma forma, as taxas médias de disponibilidade na Europa estão em baixa de 5,9%, com Berlim (1,4%), Hamburgo (4,5%), Munique (2,5%) e Estocolmo (3%) praticamente sem espaços de escritórios disponíveis. Nesse sentido, esperamos que os arrendamentos de escritórios prime na Europa continuem a subir, em média 3,4% este ano».

 

Logística já representa perto de 14% do investido

Segundo a consultora, a representatividade da área da logística na atividade de investimento na Europa já subiu para perto de 14% do total, e deverá continuar a crescer nos próximos 12 meses.

Neste segmento, as yields prime segmento caíram para uma média de 5,3% na Europa, valor que representa 148 pb abaixo da média dos últimos 10 anos. Antecipa-se, assim, que a procura dos ocupantes e dos investidores permanecerá forte, uma vez que o e-commerce continua a crescer em todos os países europeus.

 

Acelera a competição entre cidades

A especialista nota ainda que «a competição entre as cidades para atrair investidores internacionais e nacionais irá acelerar este ano. As cidades onde os governos locais e os agentes do mercado trabalham em conjunto para desenvolver novas áreas e reconstruir o espaço existente, com o objetivo de criar comunidades inteligentes e habitáveis, irão destacar-se das restantes cidades».