Inovação sustentável refletida nos Iberian Property Investment Awards

Inovação sustentável refletida nos Iberian Property Investment Awards
Vencedores dos Iberian Property Investment Awards são anunciados dia 19 de setembro.

A procura de soluções mais sustentáveis no setor imobiliário é um desafio que várias empresas têm encarado com seriedade e empenho. Nesta primeira edição dos Iberian Property Investment Awards, organizados pela Iberian Property, as operações de investimento que promovem projetos e iniciativas verdes têm merecido grande destaque. Das candidaturas apresentadas, três propostas foram finalistas na categoria "Green Asset Initiative of the Year", marcando um ponto de viragem na forma como os ativos imobiliários são concebidos, construídos e geridos na Península Ibérica.

Resta-nos aguardar para saber quais os intervenientes que serão distinguidos como a melhor iniciativa do ano no desenvolvimento e gestão de ativos verdes, cujo reconhecimento será revelado na cerimónia de entrega de prémios, que terá lugar no dia 19 de setembro, no Estoril.

Conheça os finalistas "verdes":

Aedas Homes - Fioresta

Promotor: Aedas Homes

Localização: Alicante

Sector: Residencial (“Build-to-Sell”)

Inovação sustentável: A madeira maciça como material de construção principal.

Aedas Homes - Fioresta
Aedas Homes - Fioresta

Aedas Homes, um dos principais promotores imobiliários de Espanha, conseguiu posicionar-se como um dos três finalistas na prestigiada categoria "Green Asset Initiative of the Year" dos Iberian Property Investment Awards graças ao seu projeto inovador, Fioresta.

Localizado em San Juan de Alicante, na zona recém-desenvolvida de Nou Nazareth, Fioresta destaca-se por ser o primeiro empreendimento da Aedas Homes a ser construído com uma estrutura de madeira maciça e o primeiro edifício de vários andares na Comunidade Valenciana a incorporar a madeira maciça como material de construção principal. Este empreendimento residencial de dois blocos e 51 habitações dispõe de áreas comuns bem equipadas, unidades de dois e três quartos com uma superfície média superior a 100 metros quadrados, terraços espaçosos, garagens e arrecadações para cada habitação.

Aedas Homes - Fioresta
Aedas Homes - Fioresta

Mas o que realmente distingue o projeto Fioresta é a sua estrutura construída principalmente com painéis de madeira laminada cruzada (CLT), uma decisão que não só reduz significativamente o tempo de construção em comparação com os empreendimentos construídos convencionalmente, como também reduz drasticamente a pegada de carbono do projeto. Para além da sustentabilidade, o projeto integra casas de banho pré-fabricadas, outra solução inovadora que diminui os tempos de construção e garante uma maior qualidade com a utilização de menos recursos no processo de fabrico em comparação com as casas de banho tradicionais construídas no local.

A filosofia de construção da Fioresta assenta em três pilares: o desenvolvimento de um sistema de componentes concebido para uniformizar o processo de construção de ponta a ponta, uma rede de parceiros de qualidade selecionados envolvidos no desenvolvimento do projeto e uma plataforma digital que combina ferramentas próprias e integração de terceiros para gerir o processo de ponta a ponta em tempo real.

NHOOD - Circularity All Around Us

Gestor de Ativos: Nhood

Localização: Lisboa, Setúbal e Castelo Branco

Sector: Retalho - Centros Comerciais

Inovação sustentável: Gestão de resíduos no retalho

NHOOD - Circularity All Around Us
NHOOD - Circularity All Around Us

A sustentabilidade é um dos pilares da filosofia da Nhood. Tendo a circularidade como um dos seus pilares fundamentais, a sua mentalidade de Triplo Impacto Positivo - Planeta, Pessoas e Lucro - manifesta-se em cada ação, gestão e serviço que oferecem. Tudo com o objetivo de garantir o progresso e o desenvolvimento sustentável em todo o seu portfólio.

Um exemplo claro desta mentalidade é o "Projeto Circularidade", a iniciativa que levou a Nhood a ser finalista dos Iberian Property Investment Awards na categoria "Green Asset Initiative of the Year". Este projeto aborda os desafios actuais na gestão de infra-estruturas de grande escala, como os centros comerciais.

Os centros comerciais Alegro, geridos pela Nhood em Portugal, produzem cerca de 3.000 toneladas de resíduos por ano. Felizmente, este número tem vindo a diminuir progressivamente. Em 2022, graças a uma série de medidas implementadas, conseguiram reduzir a produção total de resíduos em 13% em comparação com os anos anteriores. Entre 2019 e 2022, este esforço resultou numa redução de 500 toneladas de resíduos, com a participação ativa de mais de 700 lojistas dos centros comerciais Alegro.

NHOOD - Circularity All Around Us
NHOOD - Circularity All Around Us

Um dos principais objetivos da mentalidade ESG (ambiental, social e de governação) da Nhood é precisamente a redução dos resíduos produzidos. É por isso que continuam a procurar alternativas sustentáveis e incentivam os seus inquilinos a juntarem-se a esta causa. Para além destes objetivos, propuseram-se atingir a neutralidade carbónica até 2040. Atualmente, cada passo que dão, como o rigoroso processo de separação de resíduos em cada centro comercial, conta para este objetivo.

A gestão de resíduos é uma prioridade para a Nhood, centrada sobretudo na sua recuperação ou reciclagem. Do total de resíduos produzidos no Alegro, 97% são recuperados, dando-lhes uma nova vida e novas utilizações. Este valor é particularmente notável, uma vez que apenas 3% dos resíduos são depositados em aterros. Este feito permitiu à Nhood obter a certificação "Zero Resíduos" da Saica, ultrapassando largamente o mínimo admissível de 95% de resíduos reciclados ou valorizados.

NUVEEN & KRONOS - STAY Tarragona

Gestor de ativos: Stay by Kronos (joint venture da Nuveen e da Kronos)

Localização: Tarragona

Sector: Residencial – Build to Rent

Inovação sustentável: Cláusulas comerciais ESG nos contratos de arrendamento

NUVEEN & KRONOS - STAY Tarragona
NUVEEN & KRONOS - STAY Tarragona

O empreendimento STAY Tarragona estabeleceu-se como uma referência no ecossistema imobiliário espanhol graças ao seu modelo inovador que oferece uma Tarifa Plana aos seus inquilinos, incentivando o baixo consumo de recursos e promovendo um estilo de vida mais consciente em termos ambientais.

No início do contrato, os inquilinos comprometem-se com um limite de utilização de recursos (cláusulas comerciais ESG no contrato) e são recompensados quando conseguem reduzir o consumo. A tecnologia IoT permite-lhes, juntamente com a plataforma STAY, dispor de dados fiáveis e em tempo real sobre o consumo de energia, água e WiFi, garantindo a transparência e uma avaliação comparativa adequada.

NUVEEN & KRONOS - STAY Tarragona
NUVEEN & KRONOS - STAY Tarragona

Situada em Tarragona (Catalunha) e orientada para o sector Residencial “Build to Rent”, o empreendimento STAY Tarragona foi concebido em BIM, dando prioridade à redução do carbono incorporado através da otimização da utilização de materiais, da circulação de camiões e da gestão de resíduos. A joint venture, formada pela Nuveen e pela Kronos, orientou a sua estratégia para uma abordagem de Construção de Ciclo de Vida, centrando-se principalmente na fase de operação. Esta visão diferencia-os de outras plataformas de aluguer, graças a investimentos em:

  1. Sensores de consumo
  2. Tecnologia IoT para recolha de dados
  3. Aplicação personalizada STAY
  4. Interligação entre plataformas e fontes de dados
  5. Análise contínua de dados para identificar padrões
  6. Programas de impacto no comportamento dos inquilinos

Os resultados alcançados superaram todas as expectativas. O acesso e a avaliação dos dados em tempo real ajudaram a compreender o que está a acontecer ao nível do edifício, medindo os riscos e as oportunidades para desenvolver um plano de negócios sólido. Desde a abertura do edifício, foi conseguida uma redução de 14% na procura de recursos, associada à identificação e modificação dos padrões de comportamento dos inquilinos.

NUVEEN & KRONOS - STAY Tarragona
NUVEEN & KRONOS - STAY Tarragona

Inspirada na estratégia "world of tomorrow" da Nuveen, que coloca as iniciativas ESG no centro da sua filosofia de investimento (com o compromisso de um portefólio global de carbono zero até 2040), a STAY by Kronos desenvolveu uma abordagem integrada e sustentável em Tarragona, onde as acreditações de terceiros, como o certificado BREEAM Very Good, apoiam os benefícios na redução do consumo e utilização de recursos, alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

As melhores práticas no sector imobiliário nos Iberian Property Investment Awards

Com uma clara tendência para a sustentabilidade e inovação, os Iberian Property Investment Awards destacam a relevância da incorporação de práticas "verdes" no sector imobiliário. Os finalistas, Aedas Homes, Nhood e STAY Tarragona, representam não só o presente, mas também o futuro do sector.

Além disso, nos dias que antecedem a cerimónia de entrega dos prémios, que terá lugar no dia 19 de setembro no Estoril, iremos atualizar informações detalhadas sobre os restantes finalistas e as respetivas categorias. São eles:

Negócio do Ano em Portugal

Negócio do Ano em Espanha

Green Asset Initiative of the Year (E)

Social Impact Initiative of the Year (S)

Investor Reporting of the Year (G)

Para mais informações, visite o site oficial dos Iberian Property Investment Awards.