Hotel Pensão Agrícola vendido a investidores americanos

imagem ilustrativa

O boutique hotel rural Pensão Agrícola, em Tavira, no Algarve, foi agora adquirido por investidores norte-americanos, um negócio acompanhado pela Athena Advisers, em representação do comprador, e pela CBRE, em representação dos proprietários da unidade hoteleira, o grupo GUPA, também dono do Hospedaria.

Entre Tavira e Cacela Velha, o Pensão Agrícola tem 6 quartos tipo suite, três dos quais na casa principal e os restantes nos antigos estábulos e anexos da quinta original de 1920. A antiga propriedade da família Silva Gomes tem um total de um hectare, entre área de construção e pomares circundantes. Desde a sua abertura em 2015, o Pensão Agrícola foi destacado em várias publicações como a Condé Nast Traveller, Vogue, Monocle ou Wallpaper. Manter-se-á em funcionamento até outubro.

Com este negócio, a sociedade GUPA sofreu uma restruturação interna, e o atual dono da totalidade do grupo, incluindo da marca registada Pensão Agrícola, Rui Liberato de Sousa, vai liderar o grupo e os seus novos projetos.

Os novos proprietários vão usar o imóvel como residência de família durante a sua permanência em Portugal e continuarão a explorar o imóvel como alojamento turístico com o conceito de casa de campo.

David Moura-George, diretor geral da Athena Advisers em Portugal, comenta em comunicado: «estamos muito satisfeitos com a concretização deste negócio e por termos conseguido ir ao encontro das expetativas do nosso cliente, que procurava, não um produto de rendimento puro, mas um investimento que lhe permitisse, em simultâneo, passar temporadas em Portugal com a sua família. Em conjunto, conseguimos olhar para este fantástico boutique hotel no sotavento algarvio e perceber todo o seu potencial para o fim que pretendiam».

O responsável completa ainda que «isto prova que os norte-americanos, sobretudo os californianos, continuam muito atraídos por Portugal e pelo nosso imobiliário, registando-se uma movimentação destes compradores para outras regiões do país, fora das habituais cidades de Lisboa e Porto».

Por seu turno, Duarte Morais Santos, Head of Hotels na CBRE Portugal, destaca que «é verdade que o mercado de investimento tende a procurar unidades de maior dimensão e com outras características, mas quando nos vimos confrontados com esta notável propriedade de conceito ímpar desenvolvido pelos seus proprietários, não podíamos deixar de procurar a melhor estratégia de colocação no mercado». Acredita que «é um produto único e especial e era necessário encontrar um nicho de mercado que reconhecesse o valor da "utilização própria" somado ao da exploração turística. Assim, através da parceria com a Athena foi possível chegar a um comprador com perfil ideal, garantindo assim uma transação bem-sucedida e benéfica para todas as partes envolvidas».

Pensao Agricola (1)