A investidora francesa especialista em hotelaria EXTENDAM e a Highgate, líder na gestão e desenvolvimento hoteleiro, são os novos donos do 5 estrelas Hilton Porto Gaia. Inaugurado em 2021, foi adquirido a fundos geridos pela sociedade gestora ECS.
Situado junto às margens do Douro, com vista para o centro histórico do Porto, o Hilton Porto Gaia tem 194 quartos.
Esta aquisição faz parte da estratégia da EXTENDAM de identificação de ativos hoteleiros premium em grandes cidades europeias “que aliem um forte interesse turístico a um crescimento económico robusto. Esta transação marca a primeira parceria entre a EXTENDAM e a Highgate, uma empresa global de gestão hoteleira, investimento, tecnologia e desenvolvimento”, pode ler-se em comunicado de imprensa.
Franqueado sob a marca Hilton, líder global na hotelaria, o hotel beneficia de grande visibilidade internacional e do programa de fidelização Hilton Honors, com mais de 180 milhões de membros em todo o mundo, e vai continuar a ser gerido pela Highgate. “Esta parceria reflete uma abordagem proativa de gestão de ativos, visando otimizar o desempenho operacional do imóvel, nomeadamente através do desenvolvimento das suas receitas de alojamento (vendas diretas, contratos corporativos, revenue management) e da valorização dos seus espaços (restaurante fine-dining, bar rooftop, instalações MICE)”.
Maxime Durand e Victor Burgund da EXTENDAM, comentam no mesmo comunicado que “a aquisição do Hilton Porto Gaia está totalmente alinhada com a nossa estratégia: investir em ativos premium, bem localizados, em mercados dinâmicos, com pontos de entrada atrativos. Com vista sobre o Douro e operado pela Highgate, uma empresa de gestão hoteleira de referência, o imóvel já apresenta resultados sólidos e tem um potencial significativo de crescimento. Estamos confiantes de que beneficiará plenamente da trajetória positiva do mercado do Porto e da força e visibilidade da marca Hilton”, afirmam.
Nicholas Mellis, vice-presidente de Aquisições da Highgate, refere que “estamos orgulhosos por estabelecer esta parceria com a EXTENDAM no Hilton Porto Gaia. Juntos, esperamos potenciar os pontos fortes do empreendimento e garantir operações de excelência que sustentem o sucesso contínuo do hotel”.
Já Manuel Noronha Andrade, CEO da ECS, destaca que “estamos muito satisfeitos com a conclusão bem-sucedida desta transação. A aquisição deste empreendimento pela EXTENDAM valida tanto a qualidade excecional dos nossos ativos, como a eficácia da nossa estratégia. Estamos confiantes de que o Hilton Porto Gaia continuará a reforçar a sua posição no mercado, criando valor sustentado para Vila Nova de Gaia e para o setor turístico português em geral”.
Neste negócio, do lado comprador, a Eversheds Sutherlands atuou como assessora jurídica e a Mazars como assessora financeira e fiscal. Do lado vendedor, a Uría Menéndez atuou como assessora jurídica, a Deloitte como assessora financeira e fiscal, e a JLL foi responsável pela intermediação da transação.
