O Portugal Real Estate Summit 2025 vai acolher uma sessão especialmente dedicada ao tema “Living and commercial – Where are the opportunities?”, com foco nos fundamentos do mercado e nas perspetivas de retorno para os diferentes segmentos. A sessão reunirá líderes da Hines, Tikehau Capital, Rockfield e Habitat Invest, que irão debater quais os ativos com maior potencial e as soluções de financiamento disponíveis para cada tipologia.
Marcado para os dias 15 e 16 de setembro, no Hotel Palácio Estoril, o evento deverá reunir mais de 350 líderes e investidores internacionais para analisar o posicionamento de Portugal como destino privilegiado de investimento. Organizado pela Iberian Property, o Summit celebra este ano a sua 8.ª edição, consolidando-se como plataforma de referência para discutir tendências económicas e estratégias locais que moldam o setor imobiliário.
Tal como em anos anteriores, o painel será precedido por uma apresentação conjunta da C&W e da JLL, que irão apresentar os principais indicadores e tendências de mercado nos segmentos residencial e comercial. A mesa-redonda será moderada por Richard Betts, cofundador e diretor de conteúdos da Real Asset Media, e contará com um painel de especialistas de destaque.

Vanessa Gelado, Senior Managing Director & Head of Spain & Portugal at Hines, lidera a operação ibérica da Hines, abrangendo aquisições, desenvolvimento, gestão de ativos e fundos, e desinvestimentos em todos os setores do imobiliário. Desde que integrou a empresa, em 2019, conduziu transações emblemáticas nos segmentos residencial, retalho e projetos de uso misto, incluindo a estreia da Hines em Portugal com um projeto de alojamento para estudantes no Porto.
Com passagens pela NEINVER (diretora de investimento do fundo IRUS), Drago Capital e Tishman Speyer, e início de carreira na banca de investimento no Morgan Stanley (Londres), Vanessa acumula vasta experiência em retalho, logística e habitação. É licenciada em Gestão (ICADE) e possui um MBA em Real Estate and Entrepreneurship pela Columbia Business School. Foi professora convidada no IE Business School até meados de 2023 e integra atualmente o Urban Land Institute Spain Executive Committee.
Recentemente, teve um papel central no lançamento da Helios RE Socimi, veículo através do qual a Hines e o Grupo Lar adquiriram a Lar España Real Estate SOCIMI. A operação, avaliada em 695 milhões de euros, consolidou cerca de 1,3 mil milhões em ativos de retalho e retail parks na Península Ibérica, reforçando a posição da Hines como investidor e operador de referência no setor.

Frédéric Jariel, Co‑Head of Real Estate, Tikehau Capital, lidera desde 2014 a plataforma global de ativos reais da Tikehau Capital, sendo responsável pela estratégia, alocação de capital e desenvolvimento em toda a Europa e além. Antes de integrar a Tikehau, passou quase duas décadas na Archon Group France (Goldman Sachs), onde foi COO Europe e CEO da operação francesa, tendo iniciado a carreira como auditor na Coopers & Lybrand.
Sob a sua liderança, o imobiliário tornou-se um pilar estratégico da Tikehau, representando cerca de 31% dos 13,5 mil milhões de euros sob gestão do grupo, com forte enfoque em estratégias sustentáveis, de valor acrescentado e regeneração urbana. Em Portugal, destacam-se projetos como o Antas Atrium, no Porto, distinguido como “Negócio do Ano” nos Iberian Property Investment Awards 2025.
A Tikehau está também a liderar a reconversão do antigo centro comercial LaVie, no Porto, reforçando o compromisso com a requalificação de ativos urbanos subaproveitados. A visão de Frédéric Jariel conjuga disciplina na seleção de ativos, conhecimento transfronteiriço e uma abordagem orientada pela sustentabilidade, posicionando a Tikehau como referência no desenvolvimento residencial e regeneração urbana no mercado ibérico.

Desde setembro de 2023, Juan Manuel Acosta, Chief Investment Officer e Head of Spain, Rockfield Real Estate, lidera a expansão europeia da Rockfield no setor residencial acessível e sustentável, com enfoque particular no alojamento para estudantes (Purpose‑Built Student Accommodation). Com responsabilidades de gestão de fundos e portefólios nos Países Baixos, lidera a presença da Rockfield em Espanha e Portugal através de aquisições e desenvolvimento de residências para estudantes e jovens profissionais em cidades-chave.
Com mais de 15 anos de experiência operacional, foi diretor-geral da Greystar no Sul da Europa, tendo passado também pela CBRE IM, ING Real Estate e PwC. Supervisionou o desenvolvimento e a gestão de mais de 10 mil unidades de habitação jovem e para estudantes na Europa.
Sob a sua liderança, a Rockfield lançou, em parceria com a Ardian e com um investimento inicial de 500 milhões de euros da CBRE IM, uma estratégia pan‑europeia de PBSA. Em meados de 2025, o portefólio já contava com sete ativos em Espanha, Países Baixos, Itália, França e Alemanha, totalizando mais de 3.000 camas e compromissos de investimento na ordem dos 800 milhões de euros. Para Juan Manuel, o setor PBSA é central na transformação do habitat urbano, com forte componente social e ambiental.

Duarte Soares Franco, Membro da Administração, Habitat Invest, integra a administração da Habitat Invest, uma das promotoras imobiliárias privadas com maior crescimento em Portugal. Fundada em Lisboa em 2001, a empresa gere atualmente cerca de 700 milhões de euros em 15 projetos ativos, totalizando 1.517 unidades residenciais, abrangendo habitação, reabilitação urbana, turismo e serviços de mediação através das marcas Five Stars Apartments e Five Stars Brokers.
Enquanto administrador, ao lado de Daniel Tareco, Duarte tem sido responsável pela estratégia de transição da empresa para projetos de maior escala e uso misto. Num evento recente da Iberian Property, sublinhou que os promotores estão a combinar habitação, residências de estudantes e retalho para ganhar escala, diversificar risco e maximizar valor para o investidor. A própria Habitat está a desenvolver projetos de grande dimensão em Almada, com cerca de 60.000 m² dedicados a habitação e alojamento estudantil, num investimento estimado de 120 milhões de euros.
Tem também liderado o desenvolvimento e marketing de projetos como o Almar Beach (500 unidades residenciais em Almada), Aurya Vista (Loures), The Uppercase (Dafundo‑Algés), Horizon Tejo e Golf Residences (Estoril), no âmbito da estratégia de expansão da Habitat em projetos urbanos de elevada qualidade na Grande Lisboa. A sua visão conjuga disciplina financeira com uma abordagem progressiva ao placemaking.
Inscrições abertas!
O Portugal Real Estate Summit mantém-se como um dos principais fóruns de debate do setor, promovendo a partilha de conhecimento e a construção de redes entre decisores. Uma oportunidade única para compreender as forças que moldam as estratégias de investimento em Portugal e além-fronteiras.
O evento volta a ter como parceiros os principais agentes do mercado, incluindo a CBRE, a Cushman & Wakefield, a JLL, a Savills, a Abreu Advogados, a Morais Leitão, a Norfin, a Square Asset Management, a Refundos Explorer e a Nhood.