Grupo hoteleiro compra antigas instalações de fábrica em Aveiro

O grupo do Hotel As Américas, entre a aquisição do imóvel e as obras de reabilitação, vai investir 700 mil euros.
Fachada da antiga fábrica das motorizadas Casal.

Um grupo hoteleiro, liderado pelo empresário luso-venezuelano Victor Tavares, comprou um imóvel com 4800 metros quadrados de terreno, património imobiliário que restava das antigas instalações da Metalurgia Casal.

Situado junto ao Centro Comercial Aveiro Center, que hoje ocupa a maior parte dos terrenos que foram da antiga fábrica de motorizadas, o terreno alberga ainda uma nave industrial com 1400 metros quadrados de implantação.

Entre a aquisição do imóvel e as obras de reabilitação da nave industrial, que deverão ficar concluídas no próximo mês de julho, está em causa um investimento total estimado em 700 mil euros. O imóvel foi transacionado através de uma mediação conduzida pela agência imobiliária Medium.

Miguel Marques, responsável pelo departamento corporate da agência Medium, refere que «estamos felizes pela condução de uma transação tão importante para a cidade de Aveiro. O comprador vai reabilitar o imóvel e transformá-lo num espaço comercial, que vai ficar disponível para arrendamento».

Imóvel será recuperado e colocado no mercado de arrendamento comercial

O imóvel pertencia a uma empresa que o tinha adquirido em hasta pública, na sequência da falência da Metalurgia Casal, há cerca de duas décadas. Agora, será recuperado e colocado no mercado de arrendamento comercial. O novo dono do imóvel pretende ainda preservar o enorme logotipo da Metalurgia Casal presente na frente do imóvel, «por respeito à memória e à cultura aveirenses», todavia isso irá depender do negócio que ali for instalado.

O empresário luso-venezuelano tem no seu portfólio de investimentos, no território português, o Hotel As Américas, uma unidade de quatro estrelas localizada em Aveiro, o Motel Bora-Bora, em Santo Tirso, e o Motel Fonte dos Amores, em Coimbra. Ao nível hoteleiro, o empresário revela ainda que tem em curso «o investimento num terceiro motel, desta vez em Cascais».

Outra área de negócio a que se dedica é o investimento em imóveis para arrendamento, como é o caso da aquisição da nave industrial que restava da antiga fábrica das motorizadas Casal. Nesta área, «o objetivo é rentabilizar o que temos», diz o empresário luso-venezuelano.