“Golden visa”: investimento desce 10% em setembro

“Golden visa”: investimento desce 10% em setembro

Os números mostram que a descida foi de 24% face ao mês anterior, quando foram investidos 57,6 milhões de euros. Em setembro, só a compra de imóveis representou um total de 39,4 milhões de euros, 5,6 dos quais dizem respeito a projetos para reabilitação.

No total, foram atribuídos 78 vistos, dos quais 70 por via da aquisição de bens imóveis, incluindo 16 investimentos em reabilitação urbana, e 8 através da transferência de capitais.

De acordo com as contas da Lusa, feitas com base nas estatísticas do SEF, em setembro 19 vistos foram concedidos a cidadãos chineses, 9 a cidadãos do Vietname, 6 da África do Sul, 5 do Brasil e outros 5 dos Estados Unidos.

Este ano já foram captados através da concessão de “golden visa” um total de 540 milhões de euros, menos 10% que em igual período do ano passado, valor que diz respeito a 993 vistos.

Desde o início do programa, em 2012, já foram investidos mais de 5.500 milhões de euros, 90% dos quais através da compra de imobiliário. Mas estas contas podem estar prestes a mudar, já que o Governo pretende suspender a atribuição de ARIs nas zonas de Lisboa, Porto e litoral até ao final deste ano.

De acordo com a APPII, esta medida vai ditar o fim do programa, já que os investidores não poderão investir nas zonas onde têm interesse, e poderão optar por investir noutros países com regimes semelhantes sem este tipo de restrições.