Fundos imobiliários gerem menos €8M em outubro

Fundos imobiliários gerem menos €8M em outubro

No mês de outubro, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) fixou-se nos 10.688,18 milhões de euros, menos 7,9 milhões (0,07%) que no mês anterior.

Os números da CMVM mostram que os FII aumentaram o montante investido em 0,6% para os 8.057,5 milhões de euros, enquanto que os FEII diminuíram o valor em 0,2% para 2.368,9 milhões de euros. Os FUNGEPI registaram uma descida mais acentuada do investimento, de 18%, para 261,8 milhões de euros.

À semelhança dos meses anteriores, os países da UE foram destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários. 48,9% da carteira dos FII e FEII abertos foi aplicada em imóveis do setor dos serviços, assim como os FUNGEPI, que destinaram 48,2% do investimento ao setor dos serviços.

Em outubro, a Square AM (12,5%), a Interfundos (10,5%), e a Caixa Gestão de Ativos (8,6%) detinham as maiores quotas de mercado, segundo a CMVM, num mês em que foi também constituída a sociedade de investimento imobiliário "Ilustre e Perfeito", gerida pela Norfin, e a sociedade especial de investimento imobiliário "ICG Value", gerida pela Imorendimento.