Fundo da Sierra compra mais 7 supermercados na Alemanha

Christoph Billwiller, Diretor de Investment Management da Sierra na Alemanha
Christoph Billwiller, Diretor de Investment Management da Sierra na Alemanha

A Sierra acaba de anunciar a conclusão da aquisição de mais 7 supermercados na Alemanha, elevando para 12 o total de ativos da carteira do seu fundo de investimento alemão de retalho alimentar Sierra German Food Retail Income Fund I.

Christoph Billwiller, Diretor de Investment Management da Sierra na Alemanha, afirma em comunicado que, «este fundo de rendimento estável a longo prazo oferece uma exposição a um setor imobiliário resiliente, capitalizando na experiência e historial da Sierra, construído com múltiplos parceiros de referência durante mais de três décadas». Por isso, «estamos muito satisfeitos com as aquisições efetuadas em pouco mais de um ano, e com o facto de podermos oferecer aos nossos investidores um rendimento acima da média, provando as nossas credenciais como parceiro de Investment Management de renome na Europa». O responsável considera que «este crescimento é o resultado do nosso empenho no negócio de Investment Management e da nossa capacidade de identificar e oferecer oportunidades de investimento atrativas para diferentes grupos de investidores».

Luís Mota Duarte, CFO e Diretor Executivo de Investment Management da Sierra
Luís Mota Duarte, CFO e Diretor Executivo de Investment Management da Sierra

Por seu turno, Luís Mota Duarte, CFO e Diretor Executivo de Investment Management da Sierra, assume também a satisfação «com os progressos feitos até agora com o Sierra German Food Retail Income Fund I. O mercado alemão é de elevada importância estratégica para a Sonae Sierra, onde acreditamos que podemos trazer toda a nossa experiência em investimentos e gestão de ativos».

Para o responsável, «o progresso na Alemanha é consistente e está alinhado com o desempenho da equipa de gestão de investimentos da Sierra em toda a Europa em 2022. Registámos um ano muito bom, tendo duplicado o volume de gestão de ativos fora dos centros comerciais e desenvolvido um pipeline atrativo para futuras oportunidades fora de mercado».

Este fundo foi lançado em outubro de 2021, focado no retalho alimentar da Alemanha, nomeadamente em propriedades stand-alone, e em contratos de longa duração com operadores reconhecidos. Os 12 ativos que fazem parte do seu portfólio estão distribuídos por 9 estados diferentes, incluindo Renânia do Norte-Vestefália, Hesse, Baviera, Saxónia e Renânia-Palatinado.

Tem como objetivo atingir um investimento de 200 milhões de euros, valor que a Sierra considera ser «representativo do importante volume de investimento deste veículo e da resiliência do setor onde está inserido, perfeitamente alinhado com as capacidades de gestão de investimento e competências estratégicas da Sierra e da sua carteira europeia em constante expansão».

Em 2022, a Sierra concluiu o ano com um portfolio adicional de 700 milhões de euros em ativos sob gestão, gerindo mais de 4,8 mil milhões de euros de ativos em setores tão diversos como escritórios, logística e uso misto, distribuídos por 15 veículos de investimento na Europa, em parceria com os principais investidores internacionais e privados.