Fundo gerido pela Square AM compra edifícios da Dan Cake por 22 milhões

Fotografia de Carrie Allen, Pexels.
Fotografia de Carrie Allen, Pexels.

O fundo de investimento imobiliário do Crédito Agrícola CA Património Crescente adquiriu os edifícios onde funciona a Dan Cake em Portugal, por cerca de 22 milhões de euros.

Esta transação envolve imóveis onde está instalada a sede, os escritórios e os armazéns da empresa, em Póvoa de Santa Iria, bem como as instalações da única fábrica da empresa no país, em Coimbra, de acordo com informação avançada por Pedro Coelho, CEO da Square Asset Management (gestora do CA Património Crescente), ao Eco.

A CBRE assessorou a Dan Cake na venda das suas duas unidades fabris localizadas na Póvoa de Santa Iria e Coimbra. As duas unidades fabris totalizam aproximadamente 40.000 metros quadrados de área construída.

O imóveis em Póvoa de Santa Iria foram adquiridos por 16,3 milhões de euros, a passo que a transação das instalações da fábrica ficou fechada um total de 5,6 milhões de euros. Nestes valores estão incluídos os custos de aquisição dos imóveis, com data de escritura a 22 de março deste ano.

Pedro Coelho revelou ao mesmo meio que a Dan Cake era a antiga proprietária dos imóveis. De referir que a operação é de contornos de sale and lease back. O contrato de arrendamento à Dan Cake «tem um prazo de dez anos com uma rentabilidade de 7%», avançou o CEO da Square AM.

«As transações de 'sale & leaseback' fazem sentido para empresas como a Dan Cake que procuram constantemente investir e inovar os seus processos produtivos e o desenvolvimento de novos produtos. Esse tipo de operações permite ainda obter um fluxo de caixa positivo a curto prazo, dotando a empresa de recursos financeiros mais eficientes, face ao atual contexto de taxas de juro. Temos observado um crescente interesse de empresas neste tipo de transações, o que pode ser explicado pelo aumento do custo da dívida bancária e à aplicação de critérios mais rigorosos na gestão dos seus balanços», salienta José Hermozilha, Head of Investment Properties da CBRE.