Fidelidade compra IMGA e atinge 25 mil milhões em ativos sob gestão

Fidelidade compra IMGA e atinge 25 mil milhões em ativos sob gestão

A Fidelidade deu um novo passo na consolidação da sua presença na área da poupança e investimento ao assinar o contrato para a aquisição de 70% do capital da IM Gestão de Ativos (IMGA), uma das gestoras com maior historial no mercado português.

A operação, realizada através da FID Asset Management, SGPS, está sujeita às aprovações regulatórias e, uma vez concluída, elevará os ativos sob gestão do grupo para cerca de 25 mil milhões de euros, posicionando a Fidelidade como a maior gestora privada independente de fundos de investimento mobiliário em Portugal, segundo a APFIPP.

A entrada no capital da IMGA permite ao grupo ganhar dimensão, diversificar estratégias e aprofundar a oferta de produtos orientados para poupança, investimento e reforma, áreas com crescente relevância num contexto de envelhecimento da população e necessidade de planeamento financeiro de longo prazo. Com esta operação, a Fidelidade passa a assumir uma posição maioritária numa plataforma com histórico, know-how e base de clientes relevantes no mercado nacional.

Para Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, “a longevidade é um dos grandes desafios do nosso tempo e exige respostas concretas na forma como protegemos e planeamos o futuro. Esta operação, uma vez concluída, irá reforçar a nossa capacidade de criar soluções de poupança e investimento de longo prazo, ajudando os portugueses a prepararem melhor a reforma e a viverem mais anos com segurança financeira”.

A transação prevê a manutenção da atual equipa de gestão da IMGA, assegurando continuidade na condução da atividade, na relação com investidores, distribuidores e parceiros, e preservando a cultura e o modelo de gestão da sociedade. A transação encontra-se sujeita à observação das condições habituais em operações desta natureza, incluindo o cumprimento integral dos requisitos legais, regulamentares e administrativos aplicáveis, bem como as aprovações e não oposições das autoridades competentes.

Iñigo Trincado, Presidente Executivo do Grupo CIMD, considera que “a entrada da Fidelidade no capital da IMGA é um passo estratégico que reconhece o percurso da gestora e reforça a sua capacidade para servir melhor os investidores, com soluções de poupança e reforma de longo prazo. Esta transação, sujeita às aprovações regulatórias aplicáveis, mantém a continuidade da equipa e da cultura de gestão da IMGA, enquanto acrescenta escala e ambição ao projeto. Em nome do Grupo CIMD, saudamos esta evolução e continuaremos a apoiar a IMGA na próxima fase do seu crescimento, com o rigor e a independência que nos caracterizam”.

Já Emanuel Silva, CEO da IMGA, encara “esta nova fase como uma oportunidade para crescer com escala, sem abdicar dos princípios que definem quem somos e da responsabilidade fiduciária que assumimos perante investidores, clientes e parceiros. A entrada da Fidelidade cria as condições necessárias para acelerar o nosso desenvolvimento, alargar o âmbito da nossa atividade e alcançar uma dimensão que nos permita competir de forma mais consistente e ambiciosa a nível internacional”.