Expansão das redes de Metro vai receber €1.890M

Expansão das redes de Metro vai receber €1.890M

Este investimento será incluído nos fundos europeus para responder à crise económica provocada pela pandemia da Covid-19. A rede de metro de Lisboa vai receber 719 milhões de euros, de um total de 2.300 milhões destinados à Área Metropolitana. Serão destinados à expansão em 9 km do metropolitano.

A rede do Porto receberá um investimento de 1.176 milhões de euros, de um total de 1.350 milhões. Segundo o Expresso, prevê-se a extensão da rede em 28 km, incluindo uma segunda linha em Gaia, ligação entre Boavista e Santo Ovídio, a linha do Souto em Gondomar, a linha de S. Mamede entre Porto e Matosinhos, e a linha circular do Porto (que vai aproximar Boavista e Asprela).

Falando à TSF, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, fala numa «revolução» no uso de transportes públicos. Explicou que já estava previsto um investimento de 2.000 milhões de euros para as duas regiões, mas o PNI aumenta esta verba para os 3.600 milhões de euros

Segundo o Governante, a AML deverá receber também investimentos adicionais em novos meios de transporte, como um comboio ligeiro entre Odivelas e Loures, a extensão do elétrico da marginal de Lisboa, ou o prolongamento da rede do Metro Sul do Tejo.