Uma joint-venture liderada pela multinacional Osborne+Co avançou para a aquisição de um edifício na Rua Barata Salgueiro, junto à Avenida da Liberdade e à Praça do Marquês de Pombal, com vista ao desenvolvimento de um projeto residencial de luxo no centro de Lisboa. A operação, assessorada pela Fieldfisher Portugal, envolve a reabilitação e mudança de uso de um edifício atualmente afeto a escritórios.
O projeto materializa-se na reconversão do imóvel localizado no número 28 da Rua Barata Salgueiro e prevê a criação de 13 residências de luxo, uma unidade comercial no piso térreo, mais de 30 lugares de estacionamento e um conjunto de amenidades de luxo associadas.
Além da Osborne+Co, o projeto tem também como gestor a portuguesa Adriparte, de acordo com informação divulgada no site da Urbanitae, plataforma espanhola de crowdfunding imobiliário.
A operação prevê um modelo de retorno preferencial para os investidores da Urbanitae, com um retorno anual de 15%. Isto significa que, antes de o gestor recuperar o seu investimento ou receber qualquer lucro, “os investidores da Urbanitae recuperarão primeiro seu capital e obterão seu retorno de 15% TIR”. A intervenção tem um ticket de 2 milhões de euros, com um prazo de execução previsto entre 28 e 32 meses.
A equipa da Fieldfisher Portugal envolvida nesta transação foi liderada por Nuno Madeira Rodrigues, Coordenador do Departamento de Direito Imobiliário e associado sénior da Fieldfisher Portugal, e contou com a participação das associadas Margarida Rocha Duarte e Mariana Mártires. O trabalho incluiu a realização da due diligence, a condução das negociações e o acompanhamento da execução do contrato-promessa de compra e venda e da escritura pública.
Para Nuno Madeira Rodrigues, “este projeto reflete a confiança que os investidores internacionais continuam a depositar no mercado imobiliário português”, sublinhando que a operação “reforça a capacidade da Fieldfisher Portugal em prestar assessoria jurídica de excelência em transações complexas e estratégicas”. O responsável acrescenta ainda que a sociedade tem orgulho em “contribuir para iniciativas que promovem qualidade e inovação no segmento residencial de luxo em Lisboa”.