DK Partners conclui compra dos fundos ECS por €850M

DK Partners conclui compra dos fundos ECS por €850M
O Novo Banco vai receber 224 milhões de euros com esta operação.

O Novo Banco, o BCP e a Caixa Geral de Depósitos concluíram a venda dos fundos ECS ao fundo norte americano Davidson Kempner Partners. O maior negócio do ano foi consumado no passado dia 29 de dezembro, por um valor na ordem dos 850 milhões de euros, comunicaram os bancos à CMVM. A PLMJ assessorou os americanos na transação.

A DK Partners adquire assim o Fundo de Recuperação Turismo, Fundo de Capital de Risco, as ações detidas pelos bancos no FLIT – PTREL, SICAV-SIF, S.C.A. e os ativos detidos direta e indiretamente pelo FLIT.

O Novo Banco foi o único a indicar quanto irá receber com a operação, de acordo com o Negócios – 224 milhões de euros. Para os bancos, a venda da ECS permitirá reduzir em cerca de 40% a exposição a ativos problemáticos.

De recordar que, apesar de o pacote ser inferior ao inicialmente previsto (após terem sido retirados sete ativos), a DK manteve o interesse no mesmo.

No âmbito do chamado Projeto Crow, a Davidson Kempner European Partners adquiriu, por 850 milhões de euros, dois fundos de private equity – um português e um luxemburguês -, um conjunto de sociedades portuguesas também detentoras de ativos imobiliários e ainda a ECS.

O fundo norte americano tem no seu portefólio hotéis do Grupo NAU, o Palácio do Governador e o Cascatas Golf & Resort Spa da Hilton, entre outros.