Atena Equity Partners adquire empresa têxtil Quinta & Santos - Score

Atena Equity Partners adquire empresa têxtil Quinta & Santos - Score

A Atena passa a deter participação maioritária na empresa têxtil Quinta & Santos - Score, companhia portuguesa especialista em acabamentos, nomeadamente para o segmento de luxo. A compra desta empresa, realizada através do fundo Atena II, permite que a Atena Equity Partners reforce a estratégia da empresa e o seu crescimento orgânico, apostando no aprofundamento da relação com os atuais clientes e parceiros.

A Quinta & Santos, que tem uma unidade industrial em Barcelos, emprega atualmente uma centena de colaboradores e deverá terminar o ano com uma faturação superior a 8 milhões de euros. Para além da elevada eficiência ambiental e energética, a unidade integra também um centro de investigação e desenvolvimento que se dedica à investigação de novas tecnologias e de diferentes métodos na elaboração de processos de forma a inovar e revolucionar a indústria têxtil.

A Atena foi assessorada na aquisição da Quinta & Santos pela EY e pela GLX, tendo o vendedor sido assessorado pela RSN Advogados. Este é o quinto investimento anunciado pelo Fundo Atena II que, desde 2021, já concretizou, entre outras operações, a aquisição do Hospital Particular de Almada, unidade hospital de referência na margem sul de Lisboa, e da Sidefarma, farmacêutica nacional.

A aquisição da Quinta & Santos enquadra-se no âmbito da temática da sucessão empresarial, tendo os acionistas reconhecido o valor acrescentado da opção pela alienação de uma posição maioritária na empresa à Atena Equity Partners.

Para Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners, «ao longo dos últimos cerca de 30 anos, a Quinta e Santos fez um caminho de inovação e tornou-se numa referência no sector dos têxteis, contribuindo com a sua especialização para valorizar o sector em Portugal. Hoje, é reconhecida a nível nacional e internacional pela sua atividade de acabamentos, nomeadamente no segmento de luxo. O nosso objetivo é continuar a desenvolver a empresa, explorando oportunidades de crescimento. A Atena Equity Partners tem um importante historial de geração de valor, contando com recursos financeiros e humanos que contribuirão para a expansão da empresa e para prosseguir com a forte aposta na sustentabilidade».