Arrow Global compra Estalagem da Cegonha em investimento de 90 milhões

Fundos geridos pela Arrow Global adquirem Estalagem da Cegonha, em Vilamoura.
Estalagem da Cegonha. Captura do Google Maps.

A gestora europeia Arrow Global acaba de anunciar a aquisição da Estalagem da Cegonha, um ativo único e de relevância histórica em Vilamoura, num investimento de 90 milhões de euros que inclui a requalificação do espaço de alojamento turístico e residencial.

O edifício do séc. XVI, outrora visitado por reis e poetas, como Dom Sebastião e Luís de Camões, vai dar origem a boutique hotel de luxo. O negócio inclui dois terrenos: o primeiro lote, com edifícios qualificados, onde vai nascer um boutique hotel de 40 quartos (edifício principal) e construídas 76 residências turísticas. O segundo lote terá como finalidade a construção de 21 moradias.

«A Estalagem da Cegonha é um edifício emblemático em Vilamoura, mas também em Portugal. Acreditamos que o edifício e os terrenos que dele fazem parte têm um potencial enorme e, por isso mesmo, temos um projeto único para esta infraestrutura magnífica com cinco séculos de existência», avança John Calvão, Principal dos Fundos Arrow Global.

O ativo foi vendido pelo Discovery Portugal Real Estate Fund, dando seguimento ao seu plano de desinvestimento em curso. A Estalagem da Cegonha beneficiou de iniciativas de gestão ativa ao nível do planeamento urbano e licenciamento que, conjuntamente, contribuíram de forma decisiva para uma forte valorização do imóvel.

Quanto ao processo de aquisição, este foi gerido pela Norfin Serviços, gestora de ativos portuguesa subsidiária da Arrow Global. Francisco Sottomayor, CEO da Norfin, revela que «nos últimos três anos temos participado em processos de aquisição de ativos, como este, para os fundos da Arrow. Trata-se de projetos de relevo para o país, o que nos deixa muito satisfeitos com o trabalho das nossas equipas. Continuamos empenhados em contribuir para o desenvolvimento da região, mas também setor do setor de Hospitality e Residencial em Portugal».

«Os terrenos da Estalagem da Cegonha têm particular relevância por se tratar da casa senhorial do antigo morgado de Quarteira, adquirida no final dos anos 60 do século passado por Cupertino de Miranda, visto como o primeiro visionário de Vilamoura», informa João Bugalho, CEO da Arrow Global Portugal.

Por sua vez, Francisco Moser, CEO de Hospitality da Arrow Global Portugal, explica que «pela sua localização, em frente ao Natura Village, um dos projetos em desenvolvimento pela Vilamoura World, e muito próximo dos campos de golfe, assim como do centro equestre e do Colégio Internacional de Vilamoura, o boutique hotel de cinco estrelas e todo o projeto vêm consolidar a zona noroeste de Vilamoura e atrair um novo segmento de turismo premium».

«A Explorer Investments atuou como Investment Advisor do Discovery Portugal Real Estate Fund, que com esta transação ultrapassa a barreira de 100 milhões de euros em vendas acumuladas. Foi mais uma operação bem-sucedida que contribuiu para a criação de valor para os investidores do Fundo», salienta José Tiago Silva, Partner da Explorer Investments.