“A Elialys SCPI, gerida pela Advenis REIM, deu um passo importante na sua expansão europeia com a sua primeira aquisição em Portugal. Esta transação marca a entrada da SCPI num novo mercado de elevado potencial, confirmando o seu compromisso com as oportunidades de crescimento na Europa”, refere a sociedade em comunicado.
Em causa, está um ativo industrial na região de Lisboa, perto da autoestrada A8, “uma localização estratégica para atividades logísticas”. Adquirido por aproximadamente 5 milhões de euros, o armazém foi, entretanto, arrendado por um prazo de 20 anos a uma empresa especializada na transformação de produtos alimentares, que está a desenvolver a sua atividade em Portugal e que também exporta os seus produtos para Espanha e França.
A SCPI Elianis contou com o apoio jurídico da equipa de Imobiliário da Andersen, liderada por Bernardo Silveira, assessorou a, nesta sua primeira operação no mercado português, fornecendo todo o suporte jurídico durante o processo de auditoria, aquisição e arrendamento do imóvel. A Colliers, repreentada por Vasco Carvalho, assessorou o negócio.
“Esta primeira aquisição em Portugal ilustra a ambição da Elialys de aplicar o capital dos nossos parceiros num mercado em rápido crescimento do sul da Europa, onde estamos a diversificar a nossa carteira de ativos imobiliários. O setor agroalimentar desta zona geográfica é um sector-chave da economia nacional, caracterizado pela sua diversidade, qualidade e dinamismo”, explica Jean François Chaury, Diretor Geral da Advenis REIM.
“O setor logístico em Portugal tem-se revelado particularmente estratégico e uma tendência em matéria de investimento imobiliário nacional, estando a Andersen Portugal a apoiar operações de referência no país, como é exemplo desta última, ao lado de um player de referência no mercado imobiliário europeu, como é o fundo SCPI Elialys, gerido pela Advenis REIM, naquela que é a sua primeira aquisição imobiliária em Portugal. Este investimento representa mais um marco importante na sua estratégia de expansão para o sul da Europa. Este investimento reforça a crescente atratividade do mercado português, particularmente nos segmentos de logística e agroindústria”, comenta Bernardo Silveira, Advogado Coordenador da área de imobiliário.