A norte-americana Panattoni, há cinco anos presente na Península Ibérica, avança com um investimento de 120 milhões de euros em quatro novos projetos em Portugal e Espanha, totalizando 125.618 metros quadrados de área bruta locável (GLA).
Em território nacional, a Panattoni está a desenvolver dois projetos: o Panattoni Park Santarém, com 35.000 m² de área e metade já pré-arrendada à Olicargo, e o Panattoni Park Lisbon-City, cuja primeira fase contempla 52.591 m². Em Espanha, estão em curso dois projetos de relevo: um em Antequera, destinado à Leroy Merlin, e outro em Vitoria-Gasteiz, com 50% da área já pré-arrendada à BoxonTech. No total, somam 125.618 m² de área bruta locável.
Durante estes cinco anos, a empresa adquiriu 2.304.000 metros quadrados de terrenos e construiu 554.000 metros quadrados de área bruta locável (GLA). Com 31 projetos já fechados, a Panattoni contou com o apoio de 10 investidores institucionais europeus e norte-americanos, angariando mais de 1,4 mil milhões de euros em capital para projetos logísticos e de data centers.
A sua oferta de terrenos para desenvolver projetos build-to-suit é robusta, com capacidade para desenvolver 416.000 m² de GLA em localizações como Múrcia, Valência, País Basco, Catalunha, Toledo, Madrid, Miranda de Ebro, Guadalajara e Saragoça.
“Nestes primeiros cinco anos na Península Ibérica, a Panattoni superou as expectativas iniciais, confirmando um crescimento sólido marcado pela consolidação do seu modelo de desenvolvimento, diversificação geográfica e pela confiança de grandes operadores e investidores”, afirma Gustavo Cardozo, diretor geral da Panattoni Iberia. “A nossa estratégia permite-nos estar presentes em novos pólos logísticos da península como Miranda de Ebro, Vitoria, Porto e Lisboa e ao lado dos nossos clientes em contextos de mercado menos favoráveis a nível global. Demonstrámos resiliência perante cenários complexos e somos especialistas em gerir a complexidade”, acrescenta.
Até ao final de 2024, a Panattoni entregou 176.200 m² de nova superfície logística operacional, incluindo um parque de 30.000 m² em Illescas (Toledo) e uma expansão significativa em La Bisbal del Penedès (Catalunha), onde a GLA total passou de 40.000 m² para 147.000 m².
Panattoni quer chegar a mais clientes que procuram soluções chave na mão e data centers
“Olhando para o futuro, antecipamos uma procura estável, uma visão de mercado mais clara e uma equipa com mais cinco anos de experiência e ambição para continuar a alcançar grandes metas”, afirma Gustavo Cardozo. A atividade no setor imobiliário logístico no último ano foi marcada pela incerteza económica, pelo contexto político internacional e local, pela escassez de terrenos e pelo aumento do nearshoring, que transformaram Espanha e Portugal em destinos estratégicos para a relocalização de empresas. A Panattoni antecipa um cenário de crescimento, com aumento da procura por espaços logísticos nos próximos 18 meses em todos os mercados.
Neste contexto, a empresa mantém o seu foco no desenvolvimento de parques logísticos de última geração, especialmente em mercados onde o stock disponível é obsoleto ou insuficiente, e em posicionar-se como o promotor de confiança para projetos build-to-suit dirigidos a operadores logísticos, empresas de distribuição alimentar, retalhistas, fabricantes de ração animal, entre outros. O modelo de arrendamento da Panattoni permite aos clientes reduzir o endividamento a longo prazo e concentrar-se no seu core business, confiando a componente imobiliária a profissionais experientes na gestão destes desafios.