Especializada em promoção de plataformas logísticas de última geração, a Panattoni acaba de confirmar o seu terceiro projeto no mercado português. Este investimento sucede ao Panattoni Park Porto, já em construção e que ficará disponível no final de 2024, e ao Panattoni Park Lisboa, em Santa Iria da Azóia, que será iniciado em breve.
«O mercado português tem vindo a registar um aumento significativo da procura logística em zonas metropolitanas, com um dinamismo crescente e recetividade a novos investimentos. Na Panattoni estamos conscientes desta realidade e apostámos neste novo projeto em Santarém, que não só vem reforçar a nossa presença em Portugal como também impulsiona o crescimento económico e logístico de toda a região», realçou Gustavo Cardozo, Director Geral de Panattoni Iberia.
Concorrendo para a certificação BREEAM “Very Good”, o Panattoni Park Santarém irá desenvolver-se num lote com 100.000 m² naquele município ribatejano e que beneficia de acesso direto à A1.
Compreendendo uma nave multi-tenant com uma área bruta locável de 34.344 m², o Panattoni Park Santarém já arrancou, com o início da fase de movimento de terras, prevendo-se que fique totalmente concluído no terceiro trimestre de 2025. A nave contará com uma área logística de 33.000 m² e 1.344 m² de escritórios, com uma mezzanune de 1.119 m², permitindo a sua divisão em dois módulos de 17.172 m² cada. Um destes módulos já se encontra arrendado, estando disponível no mercado apenas a segunda unidade. O complexo contará ainda com 48 cais de carga e descarga, 35 metros de faixa de manobra, um pé direito de 10,6 metros e uma potência elétrica de 800 kW, aos quais se somam 450 lugares de estacionamento, incluindo espaços para bicicletas, camiões e veículos elétricos, e mais 8.800 m² de zonas verdes.
Além disso, e ao abrigo do compromisso de sustentabilidade da Panattoni, a plataforma contará com painéis fotovoltaicos para autoconsumo, isolamento em lã de rocha, iluminação LED e contadores ligados a um sistema de controlo BMS para otimizar o consumo energético. A certificação BREEAM com a classificação Very Good atesta a sua eficiência, que resulta numa redução dos gastas operacionais e em assegurar o bem-estar de todos os utilizadores.