Merlin promove a maior plataforma logística do país para a Worten

Mário Pereira, CEO da Worten; Fernando Paulo, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties
Mário Pereira, CEO da Worten; Fernando Paulo, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties

Esta sexta-feira, a Merlin Properties e a Worten oficializaram o lançamento da construção do novo Worten Orders Park, a nova plataforma com 115.000 m² que será o maior equipamento do género do nosso país e que assinala uma nova fase de investimento da socimi espanhola na Plataforma Logística Lisboa Norte, em Castanheira do Ribatejo.

Num modelo “built-to-suit”, cujo valor não foi ainda revelado, o projeto será promovido pela Merlin Properties à medida das necessidades da retalhista portuguesa, com a Worten a garantir a sua ocupação através de um contrato de arrendamento longa duração.

Sob a assinatura “o teu desejo é uma order. Tudo parte daqui”, o novo espaço tem inauguração prevista para 2028 e promete criar uma referência no mercado logístico nacional, quer em termos operacionais quer no que respeita à inovação e sustentabilidade.

Portugal tem sido um mercado chave para a Merlin desde que cá chegámos, em 2015. E, dez anos depois, estamos muito satisfeitos por estarmos aqui a lançar a primeira pedra daquela que será a maior infraestrutura logística do país”, afirmou o CEO da Merlin Properties, Ismael Clemente.

Esta é, recorde-se, a segunda plataforma desenvolvida pela Merlin naquela localização, que ali mesmo ao lado tem já em funcionamento um outro edifício com 100.000 m². “Desde os seus primeiros passos, e agora ainda mais com este novo projeto, a Plataforma Logística Lisboa Norte não só nos permitiu posicionar-nos como o maior fornecedor deste tipo de espaços e uma referência da logística em Portugal, como representou um verdadeiro ponto de viragem no mercado logístico do país, até então muito fragmentado”, afirmou Ismael Clemente.

A primeira fase desta Plataforma foi inaugurada há quatro anos, num contexto diferente. Agora, o setor logístico enfrenta não só novos desafios mas também a oportunidade para consolidar num mercado mais eficiente, sustentável e com uma oferta mais personalizada e alinhada com as necessidades dos operadores”, considera, dizendo que “o armazém que vamos desenvolver com a Worten não só preconiza esta nova geração da procura, focada em armazéns modernos e eficientes, como vem também mostrar como o mercado do e-commerce e o do comércio físico podem coexistir e prosperar mutuamente” através de uma rede logística eficiente.

Um projeto pensado para o futuro

De acordo com o CEO da Worten, Mário Pereira, o Worten Orders Park “é um projeto focado na qualidade, pensado para o futuro e para o longo prazo, num contexto de mais vendas projetadas e entregas ainda mais rápida. Hoje temos mais de 200 lojas hoje e precisamos de uma proposta de valor a pensar no nosso crescimento, e é por isso que estamos a fazer um projeto que será inovador não só em termos tecnológicos e de distribuição, permitindo alargar as vendas e assegurar entregas mais rápidas, em duas horas. Mas que é pensado também para o bem-estar, conforto e segurança das nossas equipas”, e sempre “com grandes preocupações ambientais”.

O forte crescimento que temos experimentado na última década obrigou a que tivéssemos que ir improvisando soluções logísticas para lhe responder de forma mais imediata. Em resultado, neste momento, a nossa ocupação logística é toda descentralizada em seis armazéns e isso gera ineficiências logísticas, e é muito difícil tentar minimizar o impacto isso na nossa rede de distribuição e de lojas. A partir daqui, com esta infraestrutura tudo passará a estar centralizado e teremos uma plataforma mais ajustada às nossas necessidades, inclusive no que respeita à prestação de serviços aos nossos parceiros de Marketplace. Além disso, conseguiremos ter mais stock disponível e isso será muito importante para alavancar a nossa internacionalização”, acrescentou Marcelo Martins, diretor de Operações Logísticas da Worten.

Sem desvendar pormenores, o responsável adiantou que “estamos a idealizar uma estrutura completamente disruptiva daquilo que é um armazém logístico, tal como o conhecemos hoje”, pois “estamos a investir fortemente também para assegurar o bem-estar das pessoas, que são o nosso principal ativo”.

 

Autarquia quer colocar Castanheira no mapa internacional

Congratulando este novo investimento de relevo no tecido económico do concelho, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo, destacou a importância da logística para o desenvolvimento das cidades, lembrando que “o last-mile se tornou essencial para a vida das pessoas e das empresas”.

“Castanheira do Ribatejo é hoje uma localização logística de referência para a economia nacional e ibérica” e é, sem dúvida, “o coração logístico do nosso país”, considera Fernando Paulo. “Nos últimos dois a três anos, os maiores investimentos neste setor em Portugal têm sido feitos aqui. E isto justifica-se porque embora esta localização inicialmente tivesse sido pensada numa perspetiva exclusivamente logística, hoje também temos aqui grandes investimentos em curso em outros usos complementares, seja na área tecnológica, com um dos maiores data centres programados para Portugal, seja na área dos transportes, estando a decorrer a obra do novo cais fluvial de transporte de mercadorias que irá permitir uma intermodalidade que não existe em mais nenhum ponto da Área Metropolitana de Lisboa”, aponta.

Mas, a autarquia está comprometida em continuar a desenvolver Castanheira do Ribatejo como um destino logístico de referência além fronteiras e, para isso, está em conversações com o Governo com vista ao desenvolvimento de um ramal ferroviário para o transporte de mercadorias o que, acredita o autarca, “é absolutamente fundamental, não só para as duas dezenas de empresas que já aqui estão instaladas, mas para todo o país, pois irá certamente permitir aumentar as exportações”.

 

Fotos cedidas pela Merlin Properties e Worten