A Leroy Merlin inaugurou o seu novo centro de distribuição nacional na Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo, um investimento de 120 milhões de euros pela Montepino — detida, entre outros, pelo Bankinter Investment e pela Valfondo Inmuebles, figurando como o primeiro fora de Espanha.
A nova infraestrutura da multinacional francesa, que representa um investimento de 8 milhões de euros a três anos, criará 150 empregos, consolidando o papel da multinacional francesa no setor logístico português. A Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo só deve ficar 100% operacional no primeiro trimestre de 2025.
O evento de inauguração ocorreu esta terça-feira e contou com a presença do ministro da Economia, Pedro Reis, que destacou que «é verdade quando nos dizem o quanto mundo está difícil e quanto a realidade está exigente e quanto o ano de 2025 é desafiante, mas depois há projetos como este e é isso que nos faz acreditar que a economia portuguesa tem futuro, um caminho, um espaço», citado pelo Jornal de Negócios.
Concebido para obter a certificação Leed Platinum, o novo centro de distribuição da Leroy Merlin incorpora várias soluções sustentáveis, incluindo painéis fotovoltaicos, carregadores elétricos para veículos, iluminação LED e gestão técnica centralizada.
Pedro Reis sublinhou o caráter inovador do projeto, afirmando que «o que nós vemos aqui é muito para além de uma área brutal de armazém, é muito para além de pés direitos, é muito para além de uma solução de logística altamente inteligente».
Já José Miranda, Diretor de Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin, destaca a importância deste investimento referindo que «o cliente é uma prioridade em todas as operações da Leroy Merlin e, como tal, trabalhamos diariamente no sentido de superar padrões de qualidade que respondam cada vez mais rápida e eficazmente às suas necessidades. O novo Centro de Distribuição Nacional vem permitir dar um passo em frente naquilo que tem sido o nosso serviço e garantir uma melhoria sem precedentes na experiência do cliente, mas também do colaborador, pelo que não podíamos estar mais felizes».
Leroy Merlin planeia nova plataforma logística em Matosinhos
A Leroy Merlin, principal inquilino da plataforma logística de Castanheira do Ribatejo, já olha para o futuro, planeando a criação de uma nova plataforma logística em Matosinhos nos próximos dois anos. Além disso, a multinacional francesa de bricolage, jardinagem e de materiais de construção prevê «entre três a cinco aberturas nos próximos três anos».