A Ardian chegou a acordo para a venda da Frulact, empresa portuguesa especializada em soluções de ingredientes naturais para as indústrias alimentar e de bebidas, à Nexture, grupo detido indiretamente por fundos geridos ou assessorados pela Investindustrial. A conclusão da transação continua sujeita às aprovações regulatórias habituais em várias jurisdições e, atualmente, espera-se que ocorra no primeiro trimestre de 2026.
Com sede no Porto, a Frulact emprega mais de 850 pessoas e conta com 11 unidades industriais na Europa (Portugal, França, Suíça e Alemanha), em África (Marrocos e África do Sul) e na América do Norte (Canadá e EUA), exportando para mais de 50 países e gerando receitas de cerca de 265 milhões de euros no período de 12 meses terminado a 30 de setembro de 2025.
Adquirida pela Ardian em 2020, a Frulact registou um forte crescimento nos últimos anos, combinando expansão orgânica e aquisições internacionais. Durante este período, o grupo inaugurou uma unidade de nova geração nos Estados Unidos e duplicou a sua dimensão, reforçando a capacidade produtiva e tecnológica.
“Foi um verdadeiro prazer trabalhar com a Dinorah, o Paulo, o Rogério, a Clara e o Luís, e com toda a sua equipa notável. Estamos orgulhosos de ter apoiado a transformação da Frulact, de uma empresa familiar de grande sucesso numa líder mundial no seu setor. Em conjunto, alcançámos marcos significativos, incluindo um crescimento sustentável orgânico, fusões e aquisições direcionadas e uma expansão bem-sucedida das operações na América do Norte”, afirmou Gonzalo Fernandez-Albinana, Diretor de Aquisições em Espanha e Portugal e Diretor-Geral da Ardian.
Já Dinorah Mandic, CEO da Frulact, sublinhou que “estamos profundamente gratos à Ardian pelo seu apoio e compromisso inabaláveis com o crescimento da Frulact nos últimos anos. Ao entrarmos neste novo capítulo, estamos entusiasmados por fazer parceria com a Nexture para continuar a construir sobre a nossa base sólida e acelerar a nossa estratégia de crescimento nos próximos anos”.