Turismo pode ter impacto de €40.000M este ano

Turismo pode ter impacto de €40.000M este ano

Este setor criou 1 em cada 5 euros da riqueza gerada em Portugal no ano passado, num total de 38.400 milhões de euros, incluindo os impactos diretos, indiretos e induzidos que o setor tem na economia. O impacto direto estimado foi de 14.300 milhões de euros, devendo alcançar os 15.000 milhões este ano.

Este relatório mostra que o setor cresceu 8,1% no ano passado em Portugal, o país que mais cresceu entre os países da União Europeia, mais que dobrando a média de 3,1% dos Estados-Membros.

Segundo o relatório citado pelo Negócios, o WTTC prevê que o crescimento do setor se fixe este ano nos 5,3%, mais do que duplicando a média europeia estimada de 2,5%. Os empregos criados direta e indiretamente deverão atingir os 1,2 milhões de euros.

«O crescimento em Portugal deverá continuar em 2019», confirma a presidente e CEO do WTTC, Gloria Guevara. «Portugal tem o potencial para aumentar a dimensão da sua economia ligada ao turismo e viagens ainda mais aumentando o setor do turismo de negócios», numa altura em que «os viajantes em negócios representam apenas 15% de todas as despesas no setor em Portugal contra uma média europeia de 21%».