Setúbal vai passar a cobrar uma taxa turística de dois euros por hóspede por noite, medida aprovada no final da semana passada pela Assembleia Municipal de Setúbal, com os votos a favor da maioria CDU, PAN e PSD, e abstenção do PS, IL e BE.
Esta proposta já tinha sido aprovada em sessão pública da Câmara Municipal a 19 de junho, e estipula uma taxa de dormida de 2 euros por cada hóspede com mais de 18 anos, num máximo de 5 noites.
Com esta taxa, a autarquia espera compensar o impacto do aumento considerável da atividade turística no concelho e assegurar novas fontes de financiamento, seguindo o «princípio da justa repartição dos encargos públicos», citam a Lusa e o Observador. A ideia é arrecadar «cerca de 400.000 euros por ano», que serão usados para o «financiamento de utilidades geradas pela realização de despesa pública, pelo município, com atividades e investimentos exclusivamente relacionados com a atividade turística», refere a autarquia.
Em 2022, e de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, a atividade turística no concelho de Setúbal «atingiu um total de 372.482 registos», recorda o município.