Receita turística vai aumentar 6% este ano

Receita turística vai aumentar 6% este ano

Segundo as previsões da secretária da Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o número de hóspedes pode chegar aos 27 milhões, mais 2 milhões que no ano passado. Até julho, segundo os números do INE, o número de hóspedes cresceu 7,2% para 14.95 milhões. Os proveitos totais subiram 6,2%.

Segundo a Governante, em declarações à Lusa, durante o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) «a avaliação que tenho por parte dos hoteleiros e das várias regiões do país é que quer agosto, quer setembro, foram meses de boa procura. Se mantivermos este ritmo de crescimento, até ao final do ano, chegaremos aos 27 milhões de turistas em Portugal».

Rejeitando o abrandamento da atividade turística, avançou que «temos um crescimento acumulado de janeiro a julho de 7% em termos de hóspedes e de 7,3% em termos de proveitos hoteleiros. Não há um verdadeiro abrandamento. O ano passado tínhamos crescido 5% em termos de hóspedes. O que está a acontecer é que estamos a crescer mais nos meses de época baixa do que nos de época alta», cita o Negócios.

A diversificação de mercados é uma das apostas do Governo que está a explicar os bons resultados. Ana Mendes Godinho dá o exemplo da criação de novas ligações aéreas ou do mercado israelita, que está a crescer 20%, acima dos 19% dos americanos e 18% dos chineses: «sentimos que estamos a conseguir abrir o mapa turístico de Portugal, mas ainda há muito a fazer».