Entre segunda e quinta-feira da semana em que se realizou a Web Summit, os preços dos hotéis na região de Lisboa registaram um aumento de 26,7%, em média, na comparação com os mesmos dias da semana anterior. A taxa de ocupação subiu 10,6% no mesmo período. Os números são de um estudo agora apresentado pela NOVA Information Management School, com base em dados da Host Intelligence.
Em 2025, os hotéis passaram de uma ocupação média de 74,2% na primeira semana de novembro para 84,8% na semana do evento. O preço médio diário por quarto (ADR) subiu de 119 para 151 euros, um aumento que fica em linha com o registado em 2024, quando o valor médio diário na mesma semana subiu 27,9%, para 152 euros.
Nuno António, professor da NOVA IMS e coordenador do Tourism & Hospitality Analytics Lab, explica em comunicado de imprensa que “estamos a falar de novembro, uma altura em que, na maioria dos principais destinos urbanos europeus, a procura é claramente mais baixa. Ainda assim, em Lisboa, mesmo antes da Web Summit, os hotéis da região registam ocupações acima de 70%, o que é até um valor robusto para esta fase do ano”.
A Web Summit “funciona como acelerador: faz crescer a ocupação cerca de 10 pontos percentuais e permite aumentos de preços entre 26% e 27%, um comportamento típico de mercados com forte procura e estratégias de gestão de receitas profissionalizada”.
No entanto, a taxa de ocupação desceu ligeiramente face a igual período do ano passado, de 86,3% em 2024 par 84,8% em 2025 (1,5 pontos percentuais). Também o preço médio diário recuou ligeiramente, de 152 para 151 euros, menos 0,7%.
Este estudo foi realizado pelo Tourism & Hospitality Analytics Lab da NOVA IMS, com base em dados da Host Intelligence, e analisa o impacto da Web Summit na hotelaria da região NUTS II de Lisboa em 2025, face a 2024, a partir de uma amostra representativa de 155 unidades hoteleiras num total de 548.
De recordar que a NOVA Information Management School (NOVA IMS) é a escola de Gestão de Informação e Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. Dedica-se à conversão de dados em valor, sob o mote “Data with Purpose”, através de um vasto conjunto de atividades de ensino, investigação e projetos com empresas ou em parceria com outras instituições.