Ocupação hoteleira no Algarve em abril aumenta 10,9%

Ocupação hoteleira no Algarve em abril aumenta 10,9%
Silves. Fotografia de falco, Pixabay.

Em abril, as unidades de alojamento turístico no Algarve registaram uma taxa de ocupação quarto de 68,8%, o que representa uma subida de 6,8 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2024, segundo dados provisórios divulgados pela AHETA.

O crescimento homólogo corresponde a um aumento de 10,9% na taxa de ocupação. Também em comparação com abril de 2019, ano em que a Páscoa foi celebrada a 21 de abril, tal como este ano, o indicador evoluiu positivamente, com mais 3,6 pontos percentuais (+5,5%).

Os mercados britânico, alemão e nacional foram os que mais contribuíram para esta subida, registando aumentos de 3,3, 1,5 e 1,1 pontos percentuais, respetivamente. Em sentido inverso, destacaram-se as quebras no mercado irlandês (–0,9 p.p.) e sueco (–0,6 p.p.).

No que diz respeito à estadia média, o valor fixou-se nas 4,1 noites, ligeiramente abaixo do registado em abril do ano anterior (- 0,1 noites). Ainda assim, os turistas oriundos da Noruega destacaram-se pelas estadias mais prolongadas (7,7 noites), seguidos dos alemães (5,7) e dos polacos (5,5).