Novo hotel Tivoli Kopke Porto Gaia abre portas em 2025

O novo hotel dista uma curta distância das principais atrações locais, como a zona ribeirinha de Gaia.
O projeto resulta de um investimento de 50 milhões de euros.

O novo Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, localizado na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, abre as portas no início de 2025. A unidade de cinco estrelas resulta da reabilitação das antigas caves de vinho do Porto da Kopke, sendo que parte do edifício continuará a armazenar os vinhos da marca e poderá ser diretamente acedido pelos hóspedes. O projeto resulta de um investimento de 50 milhões de euros por parte da Sogevinus.

Com vista sobre o Porto, incluindo o tradicional Cais da Ribeira e a emblemática ponte Luiz I, o novo hotel, atualmente na última fase de construção, combina a herança nonagenária da cadeia Tivoli com o legado da Kopke, a Casa de Vinho do Porto mais antiga do mundo, fundada em 1638. No interior, todos os detalhes irão prestar homenagem à história da marca.

O hotel tem um total de 150 quartos, dois restaurantes e três bares, duas piscinas (incluindo uma exterior com respetivo serviço de bar), um centro de fitness Tivoli Shape e um Tivoli Spa, e ainda instalações para eventos totalmente equipadas, incluindo seis grandes salas e 9.000 metros quadrados de jardins exteriores, ambientes onde será possível realizar eventos de cariz corporativo ou social.

Para uma experiência mais descontraída, destaque para o wine bar e para o serviço de rooftop no topo do edifício, virado para o rio Douro e para a cidade do Porto. Outros dos ex-líbris de ficar hospedado no Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel é o acesso direto à cave de vinho do Porto reabilitada e adjacente à unidade hoteleira.

O novo hotel dista uma curta distância das principais atrações locais, como a zona ribeirinha de Gaia, onde se encontram as Caves Cálem, também do grupo Sogevinus, outros museus, restaurantes, bares e lojas completam a vizinhança. A estação de comboios das Devesas também está perto e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro fica a 30 minutos de carro.

«Estamos muito orgulhosos por apresentar esta nova experiência hoteleira, associada a uma das marcas mais icónicas do nosso portfolio – Kopke, a casa mais antiga de vinho do Porto. É também o nosso primeiro hotel em parceria com a marca Tivoli, que trará uma contribuição significativa para o projeto. Esta colaboração reflete as nossas ambições para a propriedade e acreditamos que a parceria com a Minor Hotels será capaz de criar um hotel de classe mundial, que celebra o luxo e o vinho, num local deslumbrante rodeado por um património mundial único», assegura Pedro Braga, CEO da Sogevinus.

Já Dillip Rajakarier, CEO do Grupo Minor International e CEO da Minor Hotels, empresa-mãe da Tivoli Hotels & Resorts, assegura que «estamos muito satisfeitos por anunciar esta emocionante adição ao portefólio Tivoli na região do Porto, agora com uma parceria verdadeiramente especial com a marca Kopke. Com uma localização privilegiada em Vila Nova de Gaia, esta propriedade vai oferecer instalações excecionais aos hóspedes em negócios e lazer, ligando-os ao mundo do vinho do Porto de uma forma muito exclusiva. Temos o prazer de trabalhar com a equipa da Kopke para concretizar esta propriedade».

Além desta unidade de cinco estrelas, o grupo Sogevinus tem ainda a The Vine House – inserida no coração da sub-região do Cima Corgo, próxima do Pinhão, é parte integrante da Quinta de São Luiz.