A Câmara Municipal de Lisboa aprovou o aumento do valor da taxa turística de dormida, passando de dois para quatro euros por noite.
A proposta de PSD/CDS-PP prevê ainda a subida da taxa turística de chegada por via marítima, de um euro para dois euros. A proposta será submetida a consulta pública por 30 dias para recolha de contributos, antes de entrar em vigor.
A medida, aprovada a 17 de abril, tem em conta o «alargamento de intervenções públicas ao nível das infraestruturas, da mobilidade, da limpeza urbana, do espaço público, da segurança e da oferta turística, cultural e de lazer, num esforço que não deve onerar os residentes», refere o executivo municipal em comunicado. Em 2022, entraram 325 navios de cruzeiro no Porto do Lisboa, e mais de 406 mil passageiros em trânsito.
Os números, explica a proposta, são um «motor de crescimento económico e social», mas com «fortes impactos ao nível da intervenção pública para a manutenção de adequados níveis de resposta», exigindo medidas para garantir a «sustentabilidade de Lisboa em termos económicos, sociais e ambientais, e minimizar as externalidades negativas».