Hospital da Ordem do Carmo, no Porto, será convertido num hotel de cinco estrelas

Fernanda Cerqueira |
Hospital da Ordem do Carmo, no Porto, será convertido num hotel de cinco estrelas

‘Palácio do Carmo’ será o nome da nova unidade hoteleira de luxo, no centro do Porto, um empreendimento promovido pelo Grupo Nelson Quintas que irá transformar o edifício da Ordem do Carmo, com 13 mil metros quadrados, num hotel de cinco estrelas.  

A notícia, avançada pelo jornal Público, revela que a nova unidade hoteleira integra a estratégia de expansão do Grupo Quintas na cidade do Porto. O Grupo já detém um hotel em Massarelos, com a marca Vincci, no antigo edifício da Bolsa do Pescado, e prepara agora a chegada ao centro da cidade com o Palácio do Carmo, «um espaço de qualidade» com um total de 227 quartos de luxo.

Jorge Quintas estima que, depois das necessárias licenças – o espaço está integrado na zona especial de proteção das igrejas do Carmo e das Carmelitas, classificadas como monumento nacional – o prazo de construção rondará os dois anos. O Público refere ainda que o edifício da Ordem do Carmo está classificado como equipamento no Plano Diretor Municipal (PDM) o que significa que para dar novo uso àquele espaço é necessário proceder-se a uma revisão do PDM. O periódico adianta, também, que o promotor já deu início ao processo com vista à alteração do PDM, encontrando-se em contacto com a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte.