Eventos impulsionam resultados da hotelaria em junho

Eventos impulsionam resultados da hotelaria em junho

Segundo o AHP Tourism Monitors, neste período, a taxa de ocupação fixou-se nos 81%, numa subida de 0,1% face ao ano passado. O crescimento foi mais expressivo em Aveiro (+10,7%), Costa Azul (+7,1%) e Alentejo (+6%). Lisboa, Açores e Grande Porto registaram as maiores taxas de ocupação do país, de 89%, 86% e 83%, respetivamente.

O ARR cresceu 8% para os 109 euros, com subidas em todos os destinos à exceção do Algarve, que manteve o valor do ano anterior. O RevPar subiu para os 88 euros. A AHP salienta a subida de 17% nestes dois indicadores na categoria de 5 estrelas a nível nacional.

Em comunicado, Cristina Siza Vieira, CEO da AHP, comenta que «em junho os grandes eventos mostraram ser, mais uma vez, muito importantes para a hotelaria nacional. Foi assim no Grande Porto, que assistiu a mais uma edição do NOS Primavera Sound; em Lisboa, Estoril e Sintra, com o Congresso Internacional das Testemunhas de Jeová; em São Miguel, Açores, onde se realizou o Congresso Interilhas desta religião e o ACP Golfe Cup».

A responsável explica que «a subida de preço homólogo nestes destinos do Tourism Monitor foi sobretudo reflexo da procura gerada por esses eventos. Relativamente à taxa de ocupação, cresceu ligeiramente no mês de junho e mantém-se estável pelo terceiro mês consecutivo. Neste indicador, de salientar o decréscimo significativo registado na Madeira, que revela a quebra, que já vem de há alguns meses, dos mercados alemão e inglês».