Diárias médias do AL rondam os 100 euros em Lisboa e Porto

Diárias médias do AL rondam os 100 euros em Lisboa e Porto

 

Esta diferença de 4 euros compara com o gap de 30% verificado em outubro de 2017, quando a diferença entre a diária média anual entre os dois mercados atingia os 22,4 euros, a favor de Lisboa.

Ricardo Guimarães, diretor da Ci, comenta que «esta atenuação da diferença de preços entre as duas cidades é resultado do contínuo crescimento da procura no Porto e da sua gradual afirmação como destino turístico, uma conjugação de fatores que permitiu a este mercado inverter a anterior lógica de competição pelo preço que era predominante numa altura em que a oferta cresceu de forma muito expressiva», nota em comunicado.

Segundo a Ci, que se baseia uma estadia de 2 noites para 2 pessoas, a zona do Chiado e Bairro Alto, em Lisboa, tem as diárias mais elevadas, de 138,4 euros. Castelo – Alfama tem preços de 109,9 euroe, ao passo que no Intendente o valor é de 97,2 euros, e em Santos – Madragoa de 90,2 euros.

No Porto, os preços atingem os 104,6 euros no Centro Histórico, ao passo que Miragaia regista uma diária média de 98,3 euros, e o Bonfim de 91,8 euros.

Recorde-se que as diárias médias anuais no alojamento local subiram (em termos homólogos) 17,5% na cidade do Porto e 11,6% na cidade de Lisboa no 3º trimestre de 2018 (até final de agosto), de acordo com os mais recentes resultados do Índice de Alojamento Local (IAL) da Confidencial Imobiliário.