A Costa Boal Family Estates investiu na aquisição de mais dez hectares de vinha para expandir a produção de vinhos de gama alta e avança com a construção de um hotel em Favaios, num projeto de três milhões de euros. Com esta aposta, a produtora reforça a presença no território transmontano e alarga a produção aos 22 hectares de vinha velha.
Esta expansão permitirá aumentar a capacidade de produção para cerca de 25 a 30 mil garrafas, alinhando-se com a crescente procura por vinhos premium e integrando a produção com a estratégia de comercialização.
«Sempre sublinhei o quanto acredito no potencial das vinhas velhas… aliás, já o referi várias vezes que se fosse hoje teria apostado ainda mais nestas vinhas, pelos vinhos extraordinários que nos permitem criar. O objetivo desta compra é aumentar a qualidade dos vinhos em portfólio. Os consumidores optam cada vez mais pela qualidade, por gamas altas», adianta António Boal, responsável pela Costa Boal Family Estates.
Para acompanhar a crescente procura por vinhos premium, foi feito um investimento de meio milhão de euros na criação de um espaço dedicado ao armazenamento e engarrafamento de vinhos DOC Douro, na zona industrial de Vila Real.
Em breve, arranca a obra do projeto de enoturismo de Favaios, a construção de um hotel 4 estrelas, com adega e restaurante numa quinta com vinha de 5 hectares. O hotel contará com 16 quartos temáticos, cada um batizado com o nome de uma casta de vinho, bem como uma sala de provas, uma horta biológica, um restaurante panorâmico e uma nova adega para a produção de vinho.
O projeto visa promover a ruralidade e a cultura da freguesia do Douro, integrando-se harmoniosamente na paisagem e na vida local, e apostar na sustentabilidade, mantendo o compromisso com a excelência e a tradição vinícola da região. A unidade turística terá um investimento de 3 milhões de euros e deverá estar concluída em 24 meses, com a abertura prevista para o início de 2026.