CML aprova novo projeto para construção de hotel no CCB

Fotografia de Paulo Valdivieso, Wikimedia Commons.
Fotografia de Paulo Valdivieso, Wikimedia Commons.

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou o novo projeto que prevê a ampliação do edifício do Centro Cultural de Belém. Será construído um hotel de luxo, no mínimo de quatro estrelas, e uma zona comercial, de acordo com informação avançada pela autarquia ao Eco.

A Fundação do CCB adiantou que, o concurso público internacional para a construção e concessão dos novos edifícios, vai ser lançado ainda em 2023. Está em causa o novo Pedido de Informação Prévia (PIP) para a construção dos módulos 4 e 5 previstos há 30 anos, desde o projeto inicial do CCB, que «por constrangimentos funcionais e históricos» ficaram por construir, referiu a CML ao mesmo meio.

No final de 2018, o CCB lançou um concurso público internacional para a construção, instalação e exploração de uma unidade hoteleira e uma galeria comercial. Todavia, o caderno de encargos, que implicava que durante os dois anos de construção dos edifícios o concessionário pagasse uma renda anual de 300 mil euros, que subiria para um valor mínimo de 900 mil euros quando o hotel e lojas estivessem em funcionamento, afastou todos os interessados.

A entidade cultural mostra-se, nesta segunda tentativa de construir dois módulos em falta, atenta às «circunstâncias conjunturais pós-pandemia e de retoma económica». A Fundação do CCB «está a proceder a uma revisão muito pontual do caderno de encargos» do concurso anterior.