O Grupo Casais inaugurou, esta terça-feira, o B&B Hotel Madrid Tres Cantos, o primeiro edifício híbrido de Espanha, situado no município de Tres Cantos, na comunidade de Madrid.
Este projeto estabelece um novo padrão no que diz respeito à construção sustentável, recorrendo a um sistema construtivo CREE Buildings, com uma estrutura híbrida de madeira e betão. O B&B HOTEL Madrid Tres Cantos é um projeto pioneiro da construção industrializada em Espanha, um modelo mais rápido e sustentável do que a tradicional construção.
Edifício do hotel foi montado em apenas 14 dias
O B&B HOTEL Madrid Tres Cantos, projetado pelo TdB Estudio de Arquitectura e promovido pela Sunny Casais, é o reflexo do valor da tecnologia de construção industrializada híbrida, mas espelha também o forte compromisso com os princípios ESG. A construção ficou a cargo da UTE, entre a Casais España de Ingenieria y Construcción e a Construcciones ACR SAU, parceria que concluiu a estrutura do edifício em tempo recorde, com a montagem dos módulos realizada em apenas 14 dias, demonstrando a eficácia do sistema industrializado utilizado.
«A escolha da construção com o sistema CREE - que assenta numa abordagem inovadora à construção de edifícios num sistema híbrido de madeira e betão - é mais sustentável, sem ter de abdicar de uma estética contemporânea. Além disso, este método possibilita uma diminuição significativa no tempo de construção, com uma redução de tempo de até seis meses em comparação com técnicas tradicionais», lê-se em comunicado.
O B&B Hotel Madrid Tres Cantos conta com 120 quartos distribuídos por 5 andares e com estacionamento à superfície, oferecendo uma experiência moderna e confortável aos hóspedes. Durante o processo de construção, foram implementadas as casas de banho industrializadas pelos pisos, bem como os kits de tubagens para as instalações - tudo isto produzido em fábrica em Portugal e montado diretamente na obra em Espanha.
«A inauguração de mais um edifício híbrido solidifica a posição do Grupo Casais como líder em inovação no setor da construção e reforça o seu compromisso com práticas sustentáveis. Este projeto serve como exemplo para futuras construções em Espanha e demonstra que é possível aliar eficiência, sustentabilidade e qualidade na forma como concebemos os edifícios. A construção industrializada é o caminho para melhorar a produtividade e garantir habitação mais acessível e sustentável», afirma António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.