A Câmara de Lisboa aprovou na última sexta-feira a construção de dois novos hotéis na cidade, um na freguesia de Belém e outro em Arroios. Em reunião privada, o executivo municipal apreciou um conjunto de propostas da vereadora do Urbanismo, Joana Almeida, relativo à implementação de três novos hotéis em Lisboa.
A construção de um empreendimento turístico de quatro estrelas na Rua Nova do Desterro, entre os números 14 e 22, na freguesia de Arroios, foi rejeitada, informou à Lusa fonte do município, citada pelo Observador.
Por outro lado, uma das propostas aprovadas é a alteração da licença de um loteamento na freguesia de Belém, na Rua dos Cordoeiros a Pedrouços, para passar do uso «de habitação para turismo» e receber um estabelecimento hoteleiro de três estrelas, bem como para aumentar a superfície de pavimento — de 1.045 para 1.315,80 metros quadrados — e construir dois pisos em cave para estacionamento e serviços da unidade.
«São mantidos os restantes parâmetros do loteamento inicial, designadamente a área do lote, a área de implantação do edifício e o número de pisos acima do solo», lê-se na proposta, indicando que a alteração não implica a realização de obras de urbanização além da realização de uma área de passeio e do reposicionamento de sumidouro.
A câmara aprovou ainda o projeto de arquitetura de alteração da obra em curso de reabilitação do antigo Hospital de Nossa Senhora do Desterro, outrora Mosteiro de Nossa Senhora do Desterro, na Rua Nova do Desterro (números 6 a 12), em Arroios, com os usos previstos de habitação, terciário (comércio) e turismo, incluindo a construção do Hotel da Olaria do Desterro. «O edifício apresenta uma área de implantação de 5.720,90 m² e uma área de construção de 15.870,00 m², desenvolve-se em seis pisos acima da cota de soleira».