O Secretário de Estado do Turismo previu que o presente ano turístico superará o de 2023, apesar de uma ligeira diminuição na procura por parte dos portugueses. «Há aqui um conjunto de fatores que se conjugam e que vão garantir a perspetiva que temos de este ano ser um ano turístico melhor ainda que o ano de 2023», afirmou Pedro Machado à agência Lusa, citado pelo Eco, durante uma visita à Marina de Portimão.
Ainda assim, o Secretário de Estado expressou a «preocupação» dos empresários do setor turístico algarvio relativamente a «algum abaixamento da procura, sobretudo do mercado interno, do mercado nacional». Embora se esteja a observar esta «relativa baixa de procura» atualmente, o governante mantém-se confiante de que «os mercados internacionais estão a reagir muito positivamente».
Para Pedro Machado, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos da América são, neste momento, os países mais importantes para o turismo português, tendo ultrapassado a Espanha e a França e outros países mais próximos. «Significa que há hoje uma apetência maior para estes mercados de longa distância», apontou o secretário de Estado do Turismo, acrescentando que Portugal está a «reforçar» as ligações aéreas com países como o México, a Coreia do Sul e o Egito.
Por outro lado, o responsável governamental congratulou-se por os consumos de água terem «vindo a baixar 12 a 13%», o que considera ser «a meta que tinha sido estabelecida» pelo Governo. Recorde-se que em fevereiro, o Governo de António Costa decretou a situação de alerta na região do Algarve devido à seca. No entanto, no final de maio, o atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou o alívio nas restrições aplicadas à agricultura e ao setor urbano.