A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) relançou o Hotel Snapshot, uma análise abrangente e concisa da performance do setor do turismo e da hotelaria. Com uma periodicidade trimestral, este documento vai fornecer insights sobre o setor, ajudando a orientar estratégias e decisões.
Este relatório reúne informação de diversas fontes, como o INE; o Turismo de Portugal; o Banco de Portugal; a ANA Aeroportos; o Observatório das Migrações; o Ministério das Finanças; e a Segurança Social.
Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, revela que «com este relatório pretendemos divulgar a evolução dos principais indicadores de desempenho, combinando uma visão detalhada da operação hoteleira com uma perspetiva ampla do setor e da economia. Os dados das várias entidades existem, em formato mensal, mas disperso. O nosso Gabinete de Estudos e Estatísticas trabalha-os e concilia a informação para produzir relatórios trimestrais e anuais, produzindo o AHP Hotel Snapshot. Quando tivermos resultados dos nossos inquéritos, também os cruzamos com as diferentes fontes».
AHP Hotel Snapshot | 2023
De acordo com o AHP Hotel Snapshot | 2023, as exportações de viagens e turismo atingiram os 25 mil milhões de euros. Os principais indicadores da hotelaria já ultrapassaram os valores pré-pandemia, demonstrando uma recuperação robusta e sustentada.
Cerca de 72% das dormidas registaram-se em estabelecimentos hoteleiros, destacando a preferência dos turistas por este tipo de alojamento. No entanto, o maior crescimento nas dormidas foi observado nos alojamentos locais com mais de 10 quartos, que registaram um aumento de 16%.
Os aeroportos portugueses também registaram recordes mensais de passageiros, evidenciando a crescente procura por Portugal como destino turístico de eleição. Este fluxo intenso de visitantes contribui diretamente para a economia e para a notoriedade do país no cenário turístico internacional. Um dado relevante no panorama do turismo é a composição da força de trabalho, com 25% dos trabalhadores no setor a serem imigrantes.
De acordo com o AHP Hotel Snapshot, o turista não-residente tem o maior peso total nas dormidas (68%) e nos hóspedes (61%). A região onde houve um maior aumento de hóspedes não-residentes foi no Alentejo (+32%, face a 2022) e as regiões onde o número de dormidas de não-residentes mais aumentaram foi o Centro (+22% face a 2022) e o Norte (+21%).