65 novos hotéis vão abrir no próximo ano

65 novos hotéis vão abrir no próximo ano

 

23 destes hotéis deverão abrir na Área Metropolitana de Lisboa (1.600 quartos) e 17 no Norte (960 quartos só nas 10 novas unidades do Porto), segundo a associação, citada pelo DV. A maioria terá 4 e 5 estrelas, com forte aposta no mercado dos congressos e eventos.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, explica que este ritmo de crescimento é «basicamente o mesmo» dos últimos anos, mantendo-se a taxa de crescimento média anual «que temos vindo a sinalizar há 10 anos».

Este número de novas unidades inclui alguns hotéis que estavam previstos para este ano. É em Lisboa que vão abrir mais hotéis, depois do Porto e da zona Norte, numa altura em que «há uma reabilitação urbana muito grande associada. Lisboa e Porto são [as áreas que] têm tido maior procura por parte de investidores. São regiões que têm um retorno de investimento interessante para a hotelaria. Tudo somado, entre maior procura, maior desempenho e melhor taxa de ocupação e também reabilitação urbana, levam a que sejam os destinos preferenciais para os novos hotéis», explica Cristina Siza Vieira.

No ano passado, Portugal recebeu 20,7 milhões de hóspedes, mais de 6 milhões na Área Metropolitana de Lisboa. Até setembro deste ano, são já 16,5 milhões os hospedados na hotelaria portuguesa, num novo recorde de receitas turísticas esperado de 17.000 milhões de euros.